Em audiência realizada nesta terça-feira, na Procuradoria Regional do Trabalho da 19ª Região (PRT 19/AL), o secretário de Educação, Fábio Farias, entregou documentos referentes ao processo do monitores, requeridos pelo Procurador do Trabalho Luciano Carlesso. Ele também anunciou que ainda esta semana 317 novos professores tomarão posse.

Na documentação constam o levantamento do número de monitores necessários por disciplina e por escola e a relação nominal de todas as pessoas que estão na reserva técnica do último concurso. Também foi entregue declaração comprovando a extinção de contrato de todos os monitores e bolsistas contratados nos anos de 2004 e 2005, além do número de monitores provenientes do processo seletivo de 2006 que não foram contratados.

Atualmente, existem 838 monitores ensinando em disciplinas nas quais não há professores aprovados. O secretário informou que foi feito levantamento e constatou-se que existem cerca de dois mil cargos de professores que não foram preenchidos.

Fábio Farias solicitou ao procurador mais um prazo de 30 dias para publicação do edital de reopção. “Precisamos finalizar o levantamento das carências e agilizar os trâmites burocráticos do edital de reopção”, justificou.

Serão dois editais, um dará ao professor aprovado a oportunidade de optar por outra cidade, dentro da região na qual prestou concurso, e outro para escolha de nova região. Segundo Luciano Carlesso, o edital de reopção deve ser amplo, independente dos cargos oferecidos em edital de concurso público, uma vez que havendo monitor, este deve ser substituído por concursado”, disse.

A próxima audiência será dia 24 de abril, ás 14h, na sede da PRT.

Veja Mais

Deixe um comentário