A paixão pelos telefones celulares na China chegou ao auge com o jovem estudante Zhang Yi, que em nove anos comprou 500 aparelhos, mas ainda não ficou satisfeito com nenhum.
Segundo informou hoje o jornal estatal China Daily, Zhang, 24 anos, e aluno da Universidade de Nanquim, desenvolveu uma obsessão por telefones celulares desde 1998, quando seu pai lhe comprou seu primeiro aparelho, por 8 mil iuanes.
Desde então, o estudante foi adquirindo quase todos os novos modelos lançados no mercado chinês, dominado por multinacionais como Nokia e Motorola. Para sustentar seu vício, Zhang vendeu muitos de seus telefones no mercado de celulares de segunda mão, muito ativo no país asiático.
O estudante, que sempre teve mais de um celular em seu poder, chegou a desfazer-se imediatamente de telefones que havia comprado no mesmo dia. A China registrou 460 milhões de usuários de telefones celulares em 2006, e prevê chegar aos 600 milhões (45% da população nacional) em 2010, segundo as previsões do Ministério de Indústria da Informação.
O gigante asiático importou seu primeiro telefone celular em 1987, e demorou 10 anos para chegar aos 10 milhões de aparelhos. No início da atual década, a China já era o país com o maior número de usuários no mundo.