Ibama prende alagoanos com mais de 15 mil caranguejos e guaiamuns

Agência BrasilComerciantes foram presos com mais de 15 mil caranguejos e guaiamuns

Comerciantes foram presos com mais de 15 mil caranguejos e guaiamuns

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) em Pernambuco apreendeu nessa sexta-feira e sábádo (9 e 10) mais de 15 mil crustáceos, entre caranguejos e guaiamuns. A operação foi feita na Praia de Gaibu, no Cabo de Santo Agostinho, Litoral Sul do Estado.

Segundo o coordenador da operação, Alberto Santos, doze comerciantes foram presos – sete de Pernambuco e cinco de Alagoas. Os crustáceos estavam distribuídos em quatro carros, só um deles tinha seis mil caranguejos, que foram autuados quando passavam pelo Posto da Polícia Rodoviária Estadual, localizada no Cabo.

Ao todo, foram 13.820 caranguejos e 1.517 guaiamuns. Alberto explicou que o Ibama considera crime ambiental capturar os crustáceos em três condições: quando são fêmeas, filhotes com menos de seis centímetros e redes de nylon são utilizadas.

"Os caranguejos e guaiamuns seriam vendidos em Alagoas e em mercados públicos da Região Metropolitana do Recife. Os comerciantes foram autuados em flagrante e depois liberados, mas vão responder a processo de crime ambiental", afirmou Alberto.

Os animais serão soltos na região e em outros manguezais, para evitar a superpopulação no local.

Fonte: JC OnLine

Veja Mais

Deixe um comentário