Equipes da Secretaria de Turismo de Alagoas (SETUR), da Secretaria de Cultura (SECULT) e da Secretaria de Educação e Esportes (SEE) se reúnem com representantes do Ministério do Turismo e consultores da Universidade de São Paulo (USP) para apresentação e discussão de Projeto de Educação para o Turismo, através do MTur em parceria com o Instituto de Academias Profissionalizantes (IAP), por meio da USP e da Academia de Viagens e Turismo (AVT). O encontro acontece na SETUR no dia 16 de março, sexta-feira, às 9 horas.
Segundo Maria Luisa Leal, secretária nacional de Programas de Desenvolvimento do Turismo do Ministério do Turismo, o projeto intitulado Caminhos para o Futuro visa contribuir para o desenvolvimento econômico e social de todas as regiões do País através da educação, com a qualificação de professores da rede pública de ensino e multiplicadores.
Na reunião do dia 16, haverá apresentação do projeto e definição do cronograma de implantação e execução do programa em Alagoas. Estarão presentes no encontro a consultora do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento – PNUD – Stela Maris Murta, o coordenador do Projeto Caminhos do Futuro na USP, Luiz Gonzaga Godoi Trigo, o secretário de Turismo, Virgínio Loureiro e a adjunta da pasta, Danielle Novis, o secretário de Educação, Fábio Farias, o de Cultura, Oswaldo Viégas, entre consultores e técnicos.
De acordo com Virgínio Loureiro, a SETUR dá total apoio à iniciativa e se compromete a participar da coordenação do projeto no Estado. “A qualificação da mão- de-obra e de multiplicadores é uma das metas da Secretaria para o desenvolvimento da atividade turística de Alagoas”, frisa Loureiro.
Projeto Caminhos do Futuro
O projeto do Ministério do Turismo tem como objetivo a qualificação de professores de escola pública, da 7ª e 8ª séries do ensino fundamental, do ensino médio e profissional, para que formem alunos, que poderão seguir a carreira no setor de viagens e turismo; e também multiplicadores ligados às secretarias estaduais de Educação e de Turismo.
O programa também tem todo o material didático, criado pela Universidade de São Paulo, para a formação nas áreas de ética, meio ambiente, cidadania, cultura, ecoturismo, hotelaria, comunicação, administração e tecnologia, ligados ao turismo. O projeto tem a coordenação do professor da USP, Luiz Godoi Trigo, e a estimativa é de capacitar 750 professores da rede pública e multiplicadores, além de 140 mil estudantes da educação básica em todo o território nacional.