Alagoas sedia I Congresso internacional de artes cênicas

Começa amanhã o I Congresso Internacional de Artes Cênicas em Alagoas, com a participação da companhia de teatro experimental Fontobon, diversas atividades e discussões sobre teatro, no Sesc Centro e no espaço Cultural da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). A programação se estende até o próximo sábado (22).

O I Congresso Internacional de Artes Cênicas em Alagoas tem caráter investigativo de pesquisa sobre processos criativos dos espetáculos apresentados, tendo como principal convidado internacional, o grupo colombiano.

O congresso é uma parceria entre a Ufal, o Núcleo Transdisiplinar de Pesquisa em Artes Cênicas e Espetaculares (NACE) e o Pólo Arte na Escola-Alagoas. A coordenadora do congresso e coordenadora do curso de teatro da Ufal, Nara Sales, ressalta a importância dessa parceria para realização do evento.

“Ainda não dispomos em Alagoas de um espaço que reúna criadores de âmbito internacional, com artistas da cidade, professores e alunos de artes Cênicas com esta finalidade, por este motivo realizaremos em uma parceria”, disse.

Ela ainda disse que a realização desse evento tem como principal objetivo promover e aprimorar o pensamento de artistas, estudantes de Artes Cênicas e educadores sobre o fazer teatro, já que as diversas atividades do congresso propõem a discussão e análise do processo de criação da obra teatral.

“Queremos investigar o processo de criação e conhecê-lo para perceber o que ele possibilita para o ser humano na linguagem artística e na convivência com o outro, compreendendo que o ato cênico propicia o encontro humano. A atividade de pesquisa pode relatar a realidade criadora dizendo das transformações da corporalidade/emocionalidade no percurso do ato criativo, enfatizando a importância das interações com os outros companheiros de vivência e, também, com o meio. A arte cênica contemporânea está muito além de seu resultado artístico, do produto apresentado. E este assunto é de fundamental importância no processo educativo do ser humano”, ressaltou Nara Salles.

Fonte: João Dionísio Soares

Veja Mais

Deixe um comentário