Deputados criam Frente Pela Revitalização e Contra a Transposição

Uma comissão de deputados federais e a diretoria-executiva do Comitê da Bacia Hidrográfica do São Francisco (CBHSF) está discutindo os principais problemas da Bacia.

Para reunir forças e ações conjuntas os parlamentares decidiram criar uma Frante Pela Revitalização e Contra a Transposição. Numa maratona pela Capital Federal a diretoria do CBHSF também se reuniu com a presidência da OAB e da ANA e visitou o acampamento no Eixo Monumental.

O presidente do comitê e ex-ministro do Meio Ambiente, José Carlos Carvalho, abriu a reunião com os deputados criticando a afirmação do governador baiano, Jacques Wagner, de que a transposição vai acabar com o carro pipa no Nordeste. "Não, não vai acabar com o carro pipa, e o que é pior poderá ainda agravar a situação vivida pelo população do Semi-Árido", alertou José Carlos.

Os deputados, de vários partidos e estados, classificaram o projeto de transposição como uma insanidade do governo federal. "É o maior equívoco da história da República. A primeira medida do governo foi desautorizar a deliberação do CBHSF contrária à transposição", afirmou o deputado Edson Duarte. Para o deputado Jorge Khoury, que propôs a reunião, a experiência que teve quando presidiu o Comitê foi fundamental para uma melhor compreensão da gestão participativa. "Essa Casa não pode ficar calada, vendo o governo descumprir a Lei 9.433 – Lei Nacional das Águas do Brasil", reagiu.

O ex-ministro do Meio Ambiente, Sarbey Filho, disse que sobrepor uma obra de engenharia sobre questões ambientais é um absurdo. "É um equívoco, uma obra perigosa e mesmo assim o governo tem pressa para iniciá-la". Já o deputado Mendonça Prado afirmou está convencido que a obra é inviável tecnicamente. "Agora precisamos desmascarar as pessoas que defendem esse projeto. O debate agora é político".

Na sede da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), a diretoria-executiva do CBHSF participou de uma reunião como o presidente da instituição, Cezar Britto, e com o jurista Fábio Konder Comparato. A posição da Ordem contrária a transposição foi reafirmada pelo presidente da entidade. "O Conselho da OAB já se posicionou publicamente sobre o tema. Pessoalmente, darei todo o apoio político necessário na luta contra o projeto", destacou Britto.

Fonte: Assessoria CBHSF

Veja Mais

Deixe um comentário