O prefeito Cícero Almeida (sem partido) lançou, agora há pouco, no auditório da Prefeitura de Maceió, o sistema de bilhetagem eletrônica para o transporte coletivo da capital.
Estiveram presentes à solenidade, além do prefeito, o superintendente da SMTT, Ivã Vilela, além do deputado federal Cristiano Matheus (sem partido), autor do projeto que propôs a bilhetagem eletrônica, e representantes da Transpal.
O projeto vai implantar o vale-transporte eletrônico e expandir o uso do cartão para o pagamento do transporte entre a população da capital alagoana. De acordo com Almeida, a bilhetagem eletrônica visa, sobretudo, evitar fraudes e a utilização de vale-transporte como moeda paralela.
A partir deste mês, empresas e trabalhadores também poderão usufruir da bilhetagem eletrônica, que atualmente atende a mais de 190.000 usuários por dia, entre estudantes, rodoviários, servidores públicos e portadores de necessidades especiais. A expectativa é de que a iniciativa possa beneficiar cerca de 2.000 empresas e mais de 75.000 usuários até o final de 2007.
Além de expandir a bilhetagem eletrônica às organizações e seus trabalhadores, a chegada do vale-transporte eletrônico vai substituir, gradativamente, a sua versão em papel até a sua eliminação completa, como já acontece em outras cidades.
Como todo o processo de compra e distribuição do benefício será feito via internet, por meio de empresas especializadas e credenciadas pela SMTT e pela Transpal, os responsáveis pela compra dos vales-transportes nas organizações não vão precisar circular com valores, minimizando o risco de assaltos durante esses deslocamentos.