Um grupo de professores vai percorrer, nesta tarde, bairros da parte baixa de Maceió, para avisar a pais e estudantes o início do prazo para fazer as matrículas.
Há 59 dias em greve, os professores reivindicam o pagamento dos 80% da isonomia salarial e a implantação do Plano de Cargos e Carreiras à categoria.
"Não é justo que um trabalhador perca 80% do salário de uma vez só. Nós já estávamos recebendo 20% da isonomia e estávamos contando com o restante a partir de janeiro", explicou a sindicalista Célia Capristano.
Nas manifestações, o grupo chegou a impedir o início das matrículas, mas depois de negociações com o Governo, os professores decidiram fazer a matrícula dos alunos, mas continuam paralisados.
Sobre o risco de corte de ponto, a sindicalista diz que "se o Governo tomar a iniciativa, ele está dizendo à sociedade que não tem garantias de conclusão do ano letivo de 2006 e do início do ano letivo de 2007", afirmou.
Hoje à tarde, o grupo sai da praça dos Martírios e percorrerá escolas públicas estaduais dos bairros do Vergel do Lago, Ponta Grossa e Trapiche da Barra.
Matrículas
A partir da próxima segunda-feira até o dia 23, todas as escolas da rede estadual estarão abertas, das 8h às 12h e das 14h às 18h, para efetuar a matrícula dos alunos novos para o ano letivo de 2007. Serão oferecidas vagas em todas as modalidades de ensino, mesmo nas escolas que ainda não concluíram o ano letivo de 2006, que farão um levantamento para identificar a possível oferta de vagas.
Após o período de matrículas será feita uma reunião de dados, que indicará o número de alunos excedentes e as escolas que tiveram o número de vagas maior que a demanda de estudantes, para que seja feito um remanejamento.
Para efetuar a matrícula dos estudantes menores de 18 anos os pais ou responsáveis devem comparecer à escola portando carteira de identidade e CPF, o histórico escolar do aluno, a declaração de conclusão da série anterior, duas fotos 3×4 e o registro de nascimento do jovem.
Os alunos maiores de 18 anos devem apresentar os mesmos documentos, além da carteira de identidade e CPF.