Alagoas promove Semana da Água

O governo do Estado, em parceria com várias entidades estaduais e municipais ligadas à educação, aos recursos hídricos e ao meio ambiente, promove, desta segunda-feira até o dia 23, a IV Semana Alagoana da Água. O objetivo da iniciativa é permitir a criação de nova consciência coletiva sobre a água, sua importância e usos. Temas como preservação ambiental, biodiversidade e uso racional dos recursos hídricos serão abordados em palestras, exposições, caminhadas ecológicas, seminários e apresentações culturais.

As atividades, abertas nesta segunda com uma exposição de cartazes de escolas públicas, distribuição de folders e visita de alunos ao jardineto, à biblioteca e ao laboratório do IMA, serão encerradas na próxima sexta-feira, quando a Casal promove uma caminhada ecológica na reserva biológica de Pedra Talhada, até a nascente do riacho Carangueja, em Quebrangulo. Participarão da caminhada funcionários da Casal, estudantes do curso médio e professores de Palmeira dos Índios e Quebrangulo.

No dia 21, haverá uma visita de alunos dos ensinos fundamental e médio à Estação de Tratamento de Água (ETA) do Sistema Pratagy e ao Emissário Submarino. Ainda neste dia, a empresa participará de palestras no auditório do IMA, em Bebedouro, com o tema "Lidando com a escassez da água". Na quinta-feira, 22, Dia Mundial da Água, a Companhia vai participar, a partir das 14 horas, de exposição de fotos, exibição de filmes educativos e distribuição de brindes institucionais ao público, no calçadão da rua do Comércio, em Maceió. A programação contará também com a participação do coro "Águas que Cantam", formado por funcionários da Casal.

Segundo o presidente da Abes/AL (Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental) e funcionário da Casal, engenheiro Carlos Roberto, essas atividades foram cuidadosamente programadas para despertar nos alagoanos a consciência ecológica e a noção de que a água é um recurso esgotável. "Temos que começar a cuidar dos nossos mananciais a partir de agora; caso isto não aconteça, a humanidade corre risco de extinção", destacou. Nos eventos que contam com a participação da Casal haverá distribuição de água potável envasada pela própria Companhia.

A Semana da Água, promovida pelo governo do Estado, através da Casal, IMA, Secretarias Estaduais de Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos e de Educação, em parceria com a Abes-AL, Secretarias Municipais de Educação e de Meio Ambiente, Ufal, ONG Águas Vivas e prefeituras municipais, conta com atividades em Maceió, Jacuípe, Santana do Ipanema, Palmeira dos Índios, Quebrangulo, Água Branca e Colônia Leopoldina.

Fonte: Agência Alagoas

Veja Mais

Deixe um comentário