Prestes a completar 43 anos de existência no próximo dia 26, o Hospital-Escola Dr. José Carneiro antecipa a comemoração de aniversário para esta amanhã, a partir das 10h, no auditório da Universidade Estadual de Ciências da Saúde (Uncisal).
Na ocasião será realizada uma apresentação sobre a história do hospital-escola e o lançamento oficial do site da instituição, dentro dos padrões do Portal da Uncisal e com a mesma proposta de gestão com transparência e compromisso.
Para a chefe do setor Recursos Humanos do HEJC, Fátima Sant’ana, esse é um momento delicado, em virtude das mudanças pelo momento atual que está passando o hospital. “Muitas especulações são feitas. Mas de concreto o que nós temos é um hospital com serviços essenciais e é isso que queremos mostrar para nosso servidor. Queremos reforçar a importância de cada um nessa fase de reforma, para que ao invés de diminuir possamos ampliar os serviços de saúde que oferecemos e assim contribuir para a saúde do Estado”, destacou.
A comemoração, segundo ela, será mais um momento para reforçar aos funcionários que o hospital continua forte e seguindo sua missão – autoria do então secretário de saúde de estado Ib Gatto Falcão: “Desenvolver ações de atenção à saúde da nossa população, com excelência e eficácia, através de recursos tecnológicos e humanos, programas de ensino e pesquisa”.
Apesar da fragmentação do hospital-escola, os serviços continuam sendo disponibilizados. “Devido à obra de reforma e ampliação da Unidade de Emergência, foi preciso distribuir nossos serviços em vários locais. O que não se concebe é paralisar qualquer que seja o serviço, sob pena de prejudicar a sociedade alagoana, pois somos o único hospital geral do estado com atendimento 100% SUS”. Explica o diretor-geral do HEJC, Carlos José Neto Lôbo.
Para ele, com a concretização do complexo Unidade de Emergência / Hospital Escola Dr. José Carneiro, com proposta de transformação em uma estrutura mais eficiente, obedecendo às normas do Ministério da Saúde, ocorreria a ampliação do número de leitos, minimizaria a superlotação da atual Unidade de Emergência e contribuiria para o ensino, pesquisa e extensão e assistência. “Temos 43 anos de existência. Nosso objetivo é primar pelo atendimento de excelência considerando a qualidade dos profissionais que compõem o quadro das instituições. Cada servidor nosso merece parabéns”, destaca Carlos Lôbo.