Ação Cultural participa de projeto de vitalização do Parque Municipal

Está em fase de conclusão o Projeto de Dinamização e Preservação do Parque Municipal de Maceió. A iniciativa resulta do trabalho intersetorial desenvolvido entre a Fundação Municipal de Ação Cultural (FMAC) e Secretaria Municipal de proteção ao Meio Ambiente (SEMPMA), em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (SEMED).

As principais ações do projeto estarão sendo direcionadas à formação e mobilização comunitária para a promoção da cidadania, tendo a cultura e o meio ambiente como eixos estratégicos, integrando também a geração de emprego e renda.

As atividades serão trabalhadas em duas vertentes, a primeira realizada por meio de apresentações artísticas, oficinas e palestras, acerca de temáticas relacionadas as datas comemorativas (dia da árvore, dia da água, dia do índio etc.). Já a outra vertente implicará no trabalho com linguagens artísticas aplicadas na mobilização comunitária, através de seminários, oficinas, cursos, dentre outras atividades.

Professores, artistas, educadores populares e técnicos da FMAC e SEMPMA, formam o grupo de facilitadores aptos a por em pratica essas ações, que envolverá as escolas e comunidade do entorno do Parque e a população em geral.

Segundo os técnicos responsáveis pelo projeto, a perspectiva é promover o alcance da sustentabilidade ambiental, através das intervenções humanas. Com isso, fazendo a comunidade sentir-se comprometida com está questão e que a mesma possa extrair dessa experiência conhecimento e desenvolvimento sustentável.

De acordo com o presidente da FMAC, Marcial Lima, o Projeto concebido com objetivo de consolidar o Parque Municipal de Maceió como espaço de visitação e lazer das famílias alagoanas, será encaminhado a Procuradoria Geral do Município para a apreciação jurídica que se faz necessária.

Fonte: Secom/Maceió

Veja Mais

Deixe um comentário