Artesanato de Alagoas é destaque na BNTM 2007

Além de divulgar as belezas naturais do estado de Alagoas, a arte popular também é atração na 16ª Brazil National Tourism Mart (BNTM). Foram escolhidas associações de artesãos de quatro cidades dos roteiros turísticos.

A feira teve início na última quarta-feira e vai até o próximo sábado no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda, numa realização da Fundação CTI-Nordeste.

Bolsas e pufe de palha da taboa; toalhas, blusas e mantas, de filé; caminhos de mesa, almofadas, bordadas, são alguns produtos em exposição. Para representar o artesanato de Alagoas na BNTM 2007, as associações e artesãos das cidades de Maceió, Penedo, Maragogi e São Miguel dos Milagres – roteiro turístico -, receberam capacitação pela Fundação CTI-Nordeste expondo esses novos produtos na feira.

Escolha e organização das obras são por conta do Programa Estadual do
Artesão Empreendedor (Prearte), desenvolvido pela Secretaria do Desenvolvimento Econômico, que é responsável pela emissão da carteira e o cadastro dos artesãos de todo o território alagoano.

Entre estandes das principais entidades, órgãos e instituições de todo o pais, está reservado um local especial, chamado de Cantinho do Fazer, onde cada artista popular apresenta seu talento. Representando Alagoas, a artesã Gilvânia Barbosa mostra a técnica do tradicional filé da comunidade de Pontal da Barra.

Serão confeccionadas na hora tiaras de filé para serem distribuídas entre os visitantes. Gilvânia cresceu junto às rendeiras, tendo como cenário a Lagoa Mundaú, e ela afirma que a inspiração para a confecção das peças “vem na hora”.

BNTM

A presença de Alagoas na BNTM 2007 ocorre por meio das secretarias estadual e municipal de Turismo, Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Alagoas (ABIH-AL) e Maceió Convention & Visitors Bureau.

A BNTM é considerada o maior evento do segmento turístico do País, a pretensão é reunir operadores internacionais, fornecedores nacionais, principais bandeiras hoteleiras internacionais, órgãos estaduais e municipais de turismo de todo Brasil, e companhias aéreas – nacionais e internacionais.

Organizadores e expositores têm boas expectativas quanto à feira, é uma pesquisa da CTI-NE indica que a cada edição da BNTM há uma média de 8%
a 10% de crescimento no turismo da região nordeste, e o estado pode alcançar cerca de 14%.

Fonte: Assessoria

Veja Mais

Deixe um comentário