Em reconhecimento aos trabalhos de mulheres que se destacaram pela atuação em diversas áreas de trabalho e, com isso enalteceram o nome de Alagoas e do país, o governador Teotônio Vilela Filho concede na tarde de hoje a Comenda Nise da Silveira.
Este ano serão agraciadas a reitora da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Ana Dayse; a ex-senadora Heloísa Helena; a atleta Marta Vieira da Silva; a quilombola Maria Rosa da Conceição; a professora Belmira Rita da Costa Magalhães; a líder indígena Graciliana Selestina Gomes da Silva; Jaqueline Rocha da Silva, vítima de violência; a líder feminista Maria Bethânia de Melo Ávila; a vereadora Fátima Santiago e a psicóloga e ex-secretária da Mulher, Vanda Menezes.
A comenda foi instituída em 1999 para homenagear personalidades femininas com destaque em suas respectivas áreas de atuação, com trabalhos na luta em defesa da cidadania. A alagoana Nise Magalhães da Silveira se destacou nacionalmente por suas idéias pioneiras e revolucionárias na área da psiquiatria, passando a ser uma referência dentro e fora do país.
A solenidade de entrega da comenda acontece às 17 horas, no auditório do Palácio República dos Palmares.