Em jogo que serviu fora de campo para promover a candidatura brasileira à Copa do Mundo de 2014, a seleção brasileira fez um jogo fraco contra Gana e venceu o amistoso pelo placar magro de 1 a 0, nesta terça-feira, em Estocolmo (Suécia).
O único gol da partida foi marcado por Vágner Love, do CSKA, que luta por uma vaga em um dos setores em que Dunga ainda tem dúvida em sua busca por um time-base para a Copa América, que começa em junho.
O treinador, que passou o jogo todo com uma camiseta que promovia a candidatura brasileira ao Mundial –placas no estádio também fizeram alusão à campanha–, ainda segue sem definir, principalmente, um centroavante, os laterais e um dos volantes do time.
Para o jogo desta terça, Dunga fez quatro alterações no time titular em relação à equipe que venceu o Chile por 4 a 0: entraram Love no lugar de Fred no ataque, Mineiro na vaga de Elano no meio-campo e os laterais Ilsinho e Kléber nos lugares de Daniel Alves e Gilberto.
Pela segunda vez seguida, no entanto, o treinador colocou em campo o trio ofensivo formado por Ronaldinho, Kaká e Robinho, que não conseguiu repetir o bom desempenho da partida anterior.
O jogo contra Gana foi uma repetição do duelo válido pelas oitavas-de-final da Copa do Mundo-2006, quando a seleção brasileira venceu por 3 a 0.
Em fase final de sua preparação para a Copa América, a equipe de Dunga deve voltar a campo no final de maior –e no começo de junho– para disputar dois outros amistosos. Inglaterra e Turquia são os prováveis adversários.
O jogo
Mesmo desfalcada de seus dois principais jogadores, os meias Appiah, do Fenerbahçe (TUR), Essien, do Chelsea (ING), a seleção ganense iniciou o confronto no campo de ataque. Buscando se vingar da derrota por 3 a 0 sofrida no Mundial, criou a sua primeira chance aos 15min do primeiro tempo.
Após cobrança de falta da esquerda, a defesa brasileira falhou e permitiu que Eric Addo subisse livre para cabecear bem e obrigar Júlio César a realizar uma grande defesa.
Dois minutos depois, no entanto, o Brasil conseguiu abrir o placar em uma jogada de escanteio, que contou com um toque de cabeça de Kaká para Vágner Love completar para o gol.
Na frente no marcador, o time de Dunga controlava o meio-campo, mas abusava dos toques laterais pouco produtivos. Com muita lentidão, só voltou a incomodar Kingson aos 45min, quando Kaká tabelou com Vágner, que chutou cruzado para defesa segura do goleiro africano.
A falta de velocidade brasileira continuou no segundo tempo. Logo aos 4min, Draman driblou Ilsinho com facilidade, chegou à linha de fundo e rolou para Kingston. O meio-campista de Gana bateu forte no canto. Júlio César, com muita elasticidade, mandou para escanteio.
Melhor no jogo, Gana se lançou ao ataque e começou a pressionar o sistema defensivo brasileiro. Ao mesmo tempo que criava chances de empatar, deixava muito espaço para os contra-ataques dos comandados de Dunga.
Em um desses lances, o Brasil quase ampliou. Aos 21min, Ronaldinho partiu em velocidade e rolou para Vágner Love. O jogador do CSKA tocou para Kaká, que cortou um defensor de Gana e bateu mal "de bico", desperdiçando a chance.
Depois dessa oportunidade perdida, Dunga passou a realizar diversas mudanças na seleção. Com um time bastante descaracterizado, o Brasil voltou tocar a bola sem pretensão, esperando o final da partida e irritando a torcida sueca, que vaiou a equipe.