No dia em que todas as atenções estavam voltadas para Romário, o Botafogo se vingou do seu algoz.
Neste domingo, o time que mais sofreu gols do atacante (31) evitou que o artilheiro anotasse o mais importante da sua vida – o "milésimo" em sua contestada lista – no Maracanã (palco escolhido pelo astro para a festa), venceu o Vasco por 2 a 0 e praticamente garantiu uma vaga na semifinal da Taça Rio.
O meia Lucio Flavio abriu o placar em chute rasteiro de fora da área, ainda no primeiro tempo, que foi totalmente dominado pelo Botafogo.
Na etapa final, o Vasco melhorou um pouco, mas ficou com dez jogadores em campo após expulsão do zagueiro Dudar e o adversário perdeu várias chances para ampliar o placar. No fim, Joilson também deixou o Botafogo com dez ao ser expulso, mas já era tarde demais para reação cruzmaltina, tanto que a equipe alvinegra ampliou com Túlio.
Com o resultado, time da Estrela Solitária se isolou na liderança do grupo A do Campeonato Estadual do Rio, agora com 12 pontos. A uma rodada do fim da fase de classificação, a equipe do técnico Cuca tem três pontos de vantagem para o segundo e o terceiro colocados, mas tem saldo de gols bem superior (dez contra quatro da Cabofriense e dois do Madureira).
Sendo assim, somente uma improvável combinação de resultados na última rodada tira do Botafogo da semifinal. Enquanto isso, apesar da derrota, o Vasco se manteve na liderança isolada do grupo B, com dez pontos, um a mais do que Friburguense e Volta Redonda.
Júlio César salva "milésimo"
Mas a festa alvinegra pela vitória e a frustração de Romário quase foi estragada no primeiro tempo. Num erro grosseiro do lateral-esquerdo Luciano Almeida na saída de bola do Botafogo, o atacante recebeu a bola na entrada da área e ficou de frente para o goleiro.
No entanto, o chute de Romário saiu fraco, e Júlio César saltou no seu canto esquerdo para fazer a defesa e evitar o que poderia ter sido o "milésimo gol" da carreira do artilheiro, de acordo com sua contestada lista. "Eles conseguiram roubar a bola, mas pude fazer a defesa", comentou aliviado Júlio César. "Foi boa a defesa", reconheceu Romário.
Além desta chance, Romário teve outras três oportunidades para marcar o tão esperado gol. No entanto, em todas, ele chutou para fora.
Por sinal, a possibilidade de o artilheiro marcar o "milésimo gol" neste domingo causou um grande tumulto antes da partida. Ao entrar no gramado, Romário foi cercado por um batalhão de jornalistas que tentavam pegar uma declaração do artilheiro. Com isso, o clássico começou com quase 20 minutos de atraso.
Agora, o Botafogo precisa apenas de um empate na última rodada para garantir sua classificação sem depender de ninguém. O jogo será contra o Nova Iguaçu, no próximo domingo. No mesmo dia, o Vasco encara a Cabofriense, em Cabo Frio. Antes, porém, o time joga contra o Gama, na quarta-feira, pela Copa do Brasil.