Somurb e IMA fazem vistoria na orla de Maceió

O engenheiro Clécio Falcão, superintendente de Obras e Urbanização (Somurb), juntamente com Adriano Augusto, presidente do Instituto do Meio Ambiente (IMA), acompanhados pelo engenheiro Roberto Denis, chefe da Divisão de Controle Ambiental da orla, da Somurb, e pela equipe de laboratório do IMA, chefiada pelo engenheiro Manoel Messias, realizaram na manhã de hoje vistoria e coleta de água na orla de Pajuçara, Ponta Verde e Jatiúca, com o objetivo de detectar a situação de balneabilidade das praias da cidade.

Segundo o engenheiro Roberto Denis, com a deflagração do Projeto Mar Aberto, a Prefeitura eliminou todas as contribuições de esgoto nas praias de Pajuçara e Ponta Verde, o que foi comprovado in loco na visita técnica realizada hoje. Alguns trechos das referidas praias têm se tornado impróprios para banho pelas análises de balneabilidade do IMA, o que é justificado pela natureza de nossas praias urbanas, que com as chuvas, como qualquer praia urbana, torna-se imprópria para banho.

Foram detectadas também algumas línguas que correm para a praia, tais como: nas imediações dos Sete Coqueiros; em frente ao restaurante Famíglia Juliano, que de pronto foram justificadas por ocasião da construção de prédios, que para a realização de suas fundações precisam efetuar o rebaixamento do lençol, saliente-se que tais línguas, em teoria, devem ser insentas de coliformes fecais.

“A importância dessa visita demonstra o interesse dos diversos órgãos em contribuir para a preservação da orla, e para a desmistificação de que nossas praias são poluídas, principalmente pela falta de melhor divulgação. Das 14 estações elevatórias para recalque de esgoto ao longo das orlas, apenas 2 ainda continuam funcionando nas proximidades do Edifício Pátmos, e no Posto 7, sendo que a Prefeitura em tempo hábil estará eliminando por completo essas contribuições”, explica o engenheiro Roberto Denis.

Fonte: Secom/Maceió

Veja Mais

Deixe um comentário