O Programa Pró-Idoso, da Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal), realizou, nesta quarta-feira, 4, no mini-auditório da instituição, a aula inaugural do projeto de extensão Universidade Aberta à Terceira Idade (Uncisati). O evento também contou com a presença de diversas autoridades da esfera pública estadual e municipal, além de representantes de instituições ligadas à terceira idade.
A Uncisati conta com aproximadamente 300 alunos; oferece aulas práticas com diversas oficinas e também aulas de informática, espanhol, inglês, envelhecimento ativo e sexualidade, entre outras. Na prática, a universidade está saindo dos muros e formando novas pessoas, com novos horizontes e valores. Em Maceió existem cerca de 60 mil idosos, e a iniciativa da Uncisal representa uma iniciativa para promover a inclusão de pessoas da terceira idade.
A aula inaugural da Uncisati foi ministrada pela professora e coordenadora-geral do programa Pró-Idoso, Francelise Pivetta Roque. O tema abordado foi “Qualidade de vida e envelhecimento”. Na oportunidade, a coordenadora também relembrou os melhores momentos das diversas atividades desenvolvidas na Uncisati em 2006, quando formou sua primeira turma.
“A presença dos idosos engrandece a Uncisal. Os jovens precisam conviver com as pessoas da melhor idade, pois é com eles que se obtém a sabedoria e os ensinamentos”, afirmou a pró-reitora de extensão da Uncisal, Laís Záu Serpa de Araújo, acrescentando que a Uncisal está equilibrada no tripé ensino, pesquisa e extensão. “O projeto de extensão é uma obrigação da universidade, que, agora, por intermédio da Uncisati, está devolvendo à sociedade tudo o que ela nos dá”.