A Secretaria de Proteção ao Meio Ambiente (Sempma) está distribuindo uma cartilha com explicações sobre o plantio de árvores. Essa é uma das ações da campanha que tem por objetivo aumentar a arborização da cidade, que apresenta índices baixíssimos de áreas verdes por metros quadrados.
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o índice ideal é de 12 metros quadrados de cobertura vegetal por habitante e Maceió tem apenas 3 metros quadrados. Dentre as orientações, está à dica de como deve ser feita a abertura das covas para novos plantios: o tamanho, a largura e a profundidade, a composição do material adicionado a terra, a exemplo do fosfato natural e o calcário dolomítico.
Também constam informações sobre o preenchimento das covas, o plantio, a estrutura de sustentação, as grades de proteção e o que se deve fazer após o plantio. Tudo devidamente explicado para que o maceioense possa contribuir para um ambiente urbano mais saudável.
Outra recomendação publicada na cartilha é a sugestão de espécies, divididas em pequeno (entre 4 e 5 metros ), médio (entre 5m e 8m) e grande porte (superior a 8m).
Para cada categoria segue também os locais mais indicados para o plantio. São dadas como prioritárias as árvores nativas ou exóticas já adaptadas à sua região. “É sempre bom levar tais aspectos em consideração com relação ao poste de iluminação mais próximo, à parede da residência, à esquina, quando houver”, ressaltou o secretário Ricardo Ramalho.