Preço do pão francês sobe até 10% no Nordeste

Consumidor deve sentir aumento do trigo no preço do pão
Consumidor deve sentir aumento do trigo no preço do pão

Ainda esta semana, quem vive no Nordeste vai pagar mais pelo pão francês e por outros produtos à base de trigo. O aumento do preço deve chegar a 10%.

A explicação para o reajuste é a alta do preço da tonelada do trigo, usado na fabricação de produtos como macarrão, biscoito e bolachas. De acordo com a Associação Brasileira da Indústria do Trigo, a farinha aumentou quase 35% nas últimas três semanas. A região consome trigo importado.

"Nossa linha de trigo é uma linha em que nós importamos mais de 60% do nosso consumo, não há como evitar repassar isso para o consumidor. Infelizmente o consumidor vai ter que colocar mais esse aumento na linha de consumo dele", reconhece Geraldo José da Silva, presidente da associação Pernambucana de Supermercados.

O pão francês também está na linha de produtos reajustados. O quilo, que no Recife custa em média R$ 5, vai subir par aR$ 5,50.

"Eu mesma estou comprando o mínimo possível. Eu compro pão um dia, passo dois sem comprar", diz a consumidora Evanil Lins. "Para o bolso do consumidor é complicado. Fica terrível porque o consumidor é quem acaba sofrendo as conseqüências desse aumento" Moisés Bandeira.

A notícia não desagradou apenas aos consumidores: o mercado também não gostou do reajuste. É que geralmente aumento de preços vem seguido de queda nas vendas. Segundo José Cosme da Silva, do Sindicato da Indústria de Panificação de Pernambuco, o mercado sofre retração quando há aumento de preço. "E passa dois, três meses, para equilibrar as vendas anteriores", completa.

Fonte: G1

Veja Mais

Deixe um comentário