A Cooperativa Pindorama buscou o diferencial de seus serviços e vem colhendo frutos. No mês de março, a cooperativa apresentou expressivo crescimento nas vendas de sucos, derivados de coco, doces e vinagre. Agora, a expectativa é consolidar o aumento nas vendas, que tem alcançado 20% ao mês.
Nacionalmente, a comercialização aumentou 20%, com mais ênfase aos estados de Goiás, São Paulo, Espírito Santo e Rio de Janeiro. Em Alagoas, o aumento nas vendas foi de 50%, percentual que, segundo o gerente comercial Daniel Lavenère, deve-se à comercialização de sucos concentrados e prontos para beber e leite de coco. Esses percentuais representam faturamento de mais de R$ 1 milhão.
Atualmente, os produtos com a marca da cooperativa chegam a todos os estados do Brasil e quem alavancou esse desenvolvimento foi, principalmente, o Rio de Janeiro. “O aumento no consumo de sucos é o maior responsável pelas grandes vendas. O Rio de Janeiro, é responsável por 20% de crescimento nas compras de nossos produtos, no mês de março”, disse o gerente comercial.
Para ele, mesmo com a concorrência de marcas fortes, ações estratégicas e comprometimento social estão promovendo a conquista de um mercado cada vez maior. “Pindorama fecha todo o ciclo produtivo. Aqui, nós plantamos, colhemos, industrializamos e vendemos nossa produção. O resultado é revertido para os próprios colonos”, destaca Daniel Lavenère. Ele acrescenta que Pindorama cumpre importante papel, pois evita o êxodo rural e promove sustento de seus cooperados.
Ações estratégicas
Lavenère atribui o sucesso de vendas a alguns fatores operacionais, comerciais e de logística. Entre eles, destaca a venda direcionada ao comprador, sem intermédio de distribuidora, o que permitiu um atendimento mais estreito e diferenciado com o comprador. Também foi ampliado o número de representantes, distribuídos em cidades estratégicas.
“Vemos que estamos no caminho certo. Nossa política comercial está formada e a marca Pindorama está se consolidando nacionalmente”, enfatiza Daniel. Segundo ele, para manter esse patamar de crescimento, em 2007 a cooperativa deve lançar novos produtos, entre eles sucos e derivados do coco. Isso para atender as demandas e exigências do mercado.