Articular governo e sociedade civil na discussão e proposição de políticas públicas na área da alimentação e nutrição. Esse é o objetivo do Consea (Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional), que realiza no dia 28 deste mês a II Conferência Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional, no Centro de Convenções, em Jaraguá, com a participação de representantes de todas as regiões do Estado.
Os membros, titulares e suplentes, que representarão o governo na composição do Consea tiveram seus nomes relacionados em decreto publicado nesta quinta-feira, 5, no Diário Oficial do Estado, envolvendo o Gabinete Civil (secretario Álvaro Machado e Vera Lúcia Ayres) e as secretarias de Estado do Planejamento e Orçamento (secretário Sérgio Moreira e Vânia Veloso); Desenvolvimento Econômico (secretário Luiz Otávio Gomes e José Lages Júnior); Educação e do Esporte (Ana Cristina Broad e Viviane Cruz); Agricultura, da Pecuária, da Pesca e do Abastecimento (Maria Inês Nogueira e Alzira Mércia Braga); Saúde (secretário André Valente e Kátia Betina Rios), Assistência Social (Juliana Vergetti e Eneida Brito), Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (secretária Ana Catarina Pires e Alex Gama); Mulher, da Cidadania e dos Direitos Humanos (secretária Wedna de Miranda e Nadja Maria Martins); Relações de Trabalho (secretário Regis Cavalcante e Maria Betânia Jatobá); e Fazenda (secretária Fernanda Vilela e Kátia de barros Gama). O Consea é presidido pelo governador Teotonio Vilela Filho.
A Conferência Estadual, com o tema: “Por um desenvolvimento sustentável com soberania e segurança alimentar e nutricional’, será precedida de conferências preparatórias regionais, que serão realizadas nos municípios de Marechal Deodoro (dia 19), Arapiraca (dia 20) e Água Branca (dia 21). Elas indicarão os delegados e representantes dos municípios que participarão do encontro estadual. O objetivo é o de garantir o máximo envolvimento da sociedade alagoana na discussão das políticas públicas para o setor.
O conceito de segurança alimentar tem relação com a necessidade de acesso das pessoas a uma alimentação saudável, acessível, em quantidade suficiente e de modo permanente, tudo feito com base em práticas alimentares promotoras da saúde. Articulando os conselhos estaduais existe o Consea nacional, que tem caráter consultivo e assessora o chefe do Executivo, assim como acontece nos Estados, onde funciona como instância de assessoramento imediato ao governador.
O secretário do Gabinete Civil e membro do Consea, Álvaro Machado, destaca o compromisso do governo com o conselho e com a política de segurança alimentar e nutricional: "Vamos manter o Consea ativo e fortalecido”, afirmou. “O governo assume esse compromisso", disse.
O Consea/AL é composto também por 13 entidades que representam a sociedade civil organizada. A Conferência Estadual tem caráter preparatório para a 3ª Conferência Nacional, que irá acontecer em julho deste ano, no estado do Ceará.