A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), através do Núcleo de Educação em Urgência (NEU), realiza hoje e amanhã, uma capacitação em atendimento pré-hospitalar destinada aos profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), de Arapiraca. Médicos, enfermeiras, técnicos de enfermagem e condutores-socorristas vão ter treinamento específico para acolher, de forma humanizada, vítimas que necessitem tanto de atendimento clínico como de traumas em geral.
Esse é o primeiro curso ofertado à equipe do Samu de Arapiraca desde a sua implantação em setembro do ano passado. De acordo com Marta Valente, coordenadora do NEU, a Sesau está organizando um cronograma de capacitações para todo o ano.
“Ainda nesse semestre estaremos treinando as equipes dos ambulatórios 24h Noélia Lessa (no bairro da Levada) e João Fireman (Jacintinho). O objetivo é otimizar os serviços médicos destas unidades para diminuir o fluxo de pacientes na Unidade de Emergência”, disse a coordenadora.
Novas ambulâncias – Das sete ambulâncias enviadas ao Estado pelo Ministério da Saúde (MS) no final do mês passado, quatro serão destinadas à renovação da frota do Samu de Arapiraca. Nesta segunda, 16, o secretário de Estado da saúde, André Valente, fará a entrega das ambulâncias no município.
A intenção do secretário é adquirir, ainda este ano, novos automóveis para que as equipes de resgate do Samu possam oferecer um atendimento de melhor qualidade à população.
Atendimento 24 horas – O Samu de Arapiraca possui uma Unidade de Suporte Básico (USB) e duas de Suporte Avançado (USA) que realizam, 24 horas, atendimento de urgência e emergência em casos clínicos, traumáticos, obstétricos e psiquiátricos. De janeiro a março deste ano o Serviço registrou 681 saídas de ambulâncias.
Para Cleyman Medeiros, coordenador geral do Samu / Arapiraca, a renovação da frota vem em boa hora. “As ambulâncias que temos aqui rodavam em Maceió e já precisavam ser substituídas”, informa.