A Diretoria de Saúde do Corpo de Bombeiros intensificou este ano o atendimento médico e procedimentos de enfermagem prestados aos funcionários e familiares vinculados à corporação. Isso foi possível após a contratação, em setembro do ano passado, de 19 profissionais da área, a exemplo de onze especialistas médicos, cinco enfermeiras e três dentistas, que passaram no último concurso.
De acordo com os aspirantes a oficial, cardiologista Leilton Luna e as enfermeiras Michele de Rezende e Elaine Monteiro, foram atendidas no mês passado 1.069 pessoas. Segundo eles, a diretoria tinha, anteriormente, dois clínicos gerais (que hoje dirigem o setor) e uma enfermeira, inovando a partir de então, com palestras educativas para os militares, dentre outras atividades de promoção à saúde à população alagoana.
O CB firmou ainda parceria com a Secretaria Municipal de Saúde para participar de campanhas, a exemplo da vacinação, dentre outros projetos realizados na capital alagoana. O setor presta atendimento nas áreas de cardiologia, neurologia, psiquiatria, dermatologia, clínica geral, pediatria, ginecologia-obstetrícia, oftalmologia, urologia, cirurgia geral e ortopedia. Os beneficiados são os funcionários da corporação e parentes de 1º grau, a exemplo de filhos, esposas, maridos, pais e mães. Segundo os aspirantes, a diretoria está realizando, por enquanto, apenas exames de eletrocardiograma e tem como meta ampliar o atendimento para outras áreas.
Apesar de o departamento não realizar exames oftalmológicos – haja vista os problemas estruturais encontrados pela atual gestão – os especialistas do quadro, quando necessário, realizam-nos em instituições de saúde vinculadas ao Sistema Único de Saúde (SUS). “Como ainda não dispomos dos equipamentos para realizar os exames, os médicos da área estão viabilizando as cirurgias de catarata em instituições do SUS. Já solicitamos ao governo os aparelhos e equipamentos que precisamos para melhor atender ao nosso público e já fomos informados que eles estão sendo providenciados”, destacou o cardiologista Neilton Luna.
Outra reivindicação dos médicos e enfermeiros que, segundo Neilton Luna, também deve chegar em breve ao departamento, é uma ambulância móvel para atendimento de urgência médica. O veículo deve ser utilizado no Suporte Avançado de Saúde.
Segundo a enfermeira Elaine Monteiro, o veículo é mais equipado que os do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que geralmente prestam serviço básico de saúde. Como demonstração de envolvimento nas questões de melhoria de saúde, extensiva à população alagoana, a Diretoria de Saúde do Corpo de Bombeiros realiza no próximo dia 26, Dia Nacional de Combate à Hipertensão, uma caminhada que deve sair do Hotel Enseada, na Pajuçara, ao Alagoinha.
A meta é levar um público de mais de 500 pessoas às ruas, “A idéia é mobilizar a sociedade alagoana para os fatores de riscos da hipertensão, uma vez que o CB trabalha não apenas com o resgate, mas com a prevenção da saúde”, reforçou a enfermeira Michele de Rezende. O quadro da Diretoria Médica conta ainda com dois capelões.