Para comemorar o dia Nacional do Livro Infantil, a Biblioteca poeta Carlos Moliterno da Secretaria Municipal de Educação (Semed), realizou na manhã dessa quarta-feira uma contação de histórias com a professora Mirian Oliveira Silva, formadora da área de Linguagem da Semed e integrante do grupo “Contadores de Histórias da Carochinha”.
A atividade foi destinada aos alunos da 3ª série da escola municipal Padre Brandão Lima, além dos freqüentadores habituais da Biblioteca Carlos Moliterno. Segundo a Professora Euse Emy “a melhor forma de estimular o hábito da leitura e até mesmo o gosto pelos estudos, é contar histórias para as crianças”, disse Euse Emy, que acompanhava os estudantes do projeto “Desafios e Conquistas” da Semed com alunos em distorção idade série e dificuldade de aprendizagem.
Através do Poema “Asa de Papel” de Marcelo Xavier, e em seguida, encenando o conto popular “O pescador, o anel e o rei”. Mirian Oliveira convidou o grupo de expectadores a fazer parte das histórias e envolveu a todos com sua habilidade de contar e cantar, incorporando personagens com uma simples mudança de alegorias e adereços e também com a caracterização da fala e das expressões faciais.
De acordo com Mirian Oliveira que trabalha na “Estação Saber Nádia Amorim” da Semed, no Benedito Bentes, “momentos como esses contribuem para a democratização do acesso a leitura” afirmou Mirian. O dia 18 de abril foi instituído como dia Nacional do Livro em celebração ao nascimento do escritor Monteiro Lobato.