Os técnicos da Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária de Alagoas (Adeal) e o Departamento Estadual de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Deagro-SE), estão discutindo estratégias sobre assuntos relativos à defesa vegetal que afetam os dois estados.
Na área da defesa sanitária animal, por exemplo, já está confirmada a diminuição de cinco para dois dias, da validade da Guia de Trânsito Animal (GTA) do gado oriundo de Sergipe com destino a Alagoas.
Também está definido que a partir de 1º de maio, data de início da Campanha de Vacinação contra a Febre Aftosa em Sergipe, só entram animais do Estado vizinho já imunizados no território alagoano. A Adeal apresentou a metodologia da vacinação em Alagoas, iniciada no último dia 1º e que segue até 30 de abril, além de exibir o vídeo sobre a campanha, que também tem sido utilizado para as ações de educação sanitária.
“Houve ainda algumas solicitações por parte de Sergipe, como a identificação, através de brincos, dos animais que ficam nas ilhas ao longo do Rio São Francisco e que, até então, não tem identificação precisa se é de um estado ou de outro. Também foi feito um pedido para colocação de barreira fixa no município de Piaçabuçu, já que eles temem que os animais de Alagoas (zona de risco desconhecido da aftosa) esteja sendo transportado por balsa para Sergipe (zona livre da aftosa com vacinação)”, explica o diretor-geral da Adeal, Hibernon Cavalcante.
O diretor informou, ainda, que representantes da Deagro deverão visitar a Feira de Gado do município de Dois Riachos, em breve, para conhecer os procedimentos adotados por Alagoas, já que o número de animais presentes nessas feiras no Estado é muito superior aos das feiras realizadas no território sergipano. Os participantes também concordaram com a realização dessa reunião, pelo menos, uma vez por ano, envolvendo também o Estado da Bahia.
Fechamento da Campanha
Nesta segunda-feira, às 8h30, haverá o fechamento da Campanha de Vacinação contra a Febre Aftosa no município de Mar Vermelho, o primeiro do Estado a encerrar, ainda no dia 18 de abril, a vacinação e declaração do seu rebanho.
Segundo o diretor-geral da Adeal, Hibernon Cavalcante, o evento acontecerá na prefeitura do município. “O resultado obtido em Mar Vermelho mostra que é possível obter 100% de vacinação em um curto espaço de tempo. A parceria constante entre o Governo do Estado, através da Adeal, e o município de Mar Vermelho possibilitou isso”, conclui Cavalcante.