Mais 178 agentes penitenciários tomam posse nesta segunda

Mais 178 aprovados no concurso público para agente penitenciário tomam posse nesta segunda-feira (23). São 131 homens e 47 mulheres que dão início amanhã ao curso de capacitação para em seguida assumirem os postos de trabalho nos presídio.

Segundo dados da Superintendência de Administração Penitenciária (SAP), com a posse que acontece amanhã o governo passa a ter 675 agentes concursados.

A previsão é de que com a efetivação destes novos agentes, o governo comece a ter que dispensar parte dos agentes penitenciários prestadores de serviço. A nomeação e posse de todos os aprovados vêm sendo cobradas por parte da Procuradoria Regional do Trabalho.

Em reunião no dia seis de março, o procurador do Trabalho, Luciano Arlindo Carlesso, alertou ao secretário de Defesa Social, general Edson Sá Rocha, que o dia 27 de março seria o último prazo para se resolver o problema da nomeação e posse dos agentes de todos os aprovados no concurso.

Até o momento, o governo ainda não apresentou o restante do cronograma. Mas já se sabe que o número de empossados não preencherá as 1.200 vagas oferecidas no concurso, uma vez que foi pequeno o índice de aprovação e houve um alto índice de desistência.

O secretário de Defesa Social tem nova audiência com o procurador do trabalho agendada para a próxima terça, às 15h, na sede da Procuradoria Regional do Trabalho da 19ª Região. Na ocasião será discutida a realização de novo concurso público para agentes penitenciários e profissionais de apoio.

Aula Inaugural

Após a solenidade de posse, os 178 agentes participarão da aula inaugural do Curso de Formação e Capacitação, que contará com a palestra “Inteligência Emocional”, proferida pelo diretor da Escola Penitenciária, coronel do Exército Luiz Antonio da Silva Miranda.

As demais aulas do curso de capacitação – que tem início no dia 24 de abril – serão realizadas no prédio da Faculdade de Tecnologia de Alagoas (FAT), localizada no bairro da Serraria.

O curso contará com a carga horária de 250 horas de aulas teóricas, sendo concluído em sete semanas. A capacitação conta com as disciplinas de Defesa Pessoal, Legislação Penal, Direitos Humanos, Criminologia, Gerenciamento de Crise, Relação Interpessoal, Epidemiologia em Saúde, Comunicação e Expressão, Reintegração Social, Prática do Serviço Penitenciário e Papiloscopia. Após as aulas teóricas, os concursados passarão por um período de estágio supervisionado nas unidades prisionais.

A solenidade de posse da nova turma de agentes acontece às 8 horas no auditório Aquatune, do Palácio República dos Palmares.

Veja Mais

Deixe um comentário