Lula deve anunciar criação de novas unidades do Cefet em Alagoas

O presidente Lula deve anunciar, ainda esta semana, a criação de mais quatro unidades descentralizadas do Centro Federal de Educação Tecnológica de Alagoas, beneficiando desta vez os municípios de Penedo, Maragogi, Arapiraca e Piranhas.

A implantação das novas uneds está inserida no Plano de Desenvolvimento da Educação, incluída no PAC (Plano de Aceleração do Crescimento), que prevê ainda a transformação dos Cefets em institutos federais de educação, ciência e tecnologia. O pacote ressalta ainda a construção de mais 50 uneds, entre elas, as quatro de Alagoas.

O diretor-geral do Cefet-AL, Roland Gonçalves esteve na semana passada em Brasília e obteve a informação da assessoria do ministro da Educação, Fernando Haddad. “Essas novas uneds estão asseguradas, mas a depender da contrapartida do município, elas terão maior investimento do governo federal. Para isso, vamos reunir os prefeitos dos municípios que serão contemplados para estabelecer esse convênio, incluindo a contrapartida a ser discutida”, disse o diretor-geral.

Outra boa notícia para o Cefet-AL foi a inclusão da instituição federal de ensino como coordenadora local das Olimpíadas Brasileiras de Matemática. “O presidente Lula quer um maior acompanhamento dos alunos de escolas públicas que têm se destacado nas olimpíadas de matemática, realizada anualmente pela Sociedade Brasileira de Matemática, inclusive com oferecimento de bolsa de estudos para aperfeiçoar este aluno”, destacou Roland Gonçalves.

No ano passado, 300 alunos de escolas públicas obtiveram medalhas de ouro, 405 de prata e 2001 menção honrosa.

Funções e concurso

Por intermédio da portaria 16/04 do Ministério da Educação, o Cefet-AL obteve mais um cargo de direção, CD-3, nove funções gratificadas 1 (FG1) e nove FG2. A instituição deverá realizar ainda neste primeiro semestre concurso público para professor e servidores técnico-administrativos, porém o número de vagas ainda será definido.

Fonte: Assessoria

Veja Mais

Deixe um comentário