Subsecretário pede maior compromisso a novos agentes penitenciários

A posse de mais 178 agentes penitenciários nesta manhã foi marcada pelo discurso do subsecretário de Defesa Social, coronel Ronaldo dos Santos, pedindo maior compromisso dos novos agentes com a causa penitenciária.

Durante seu discurso de boas vindas, o subsecretário ressaltou a necessidade de renovação no quadro de agentes penitenciários e de uma melhor capacitação dos profissionais.

“O Sistema Penitenciário de Alagoas vive hoje um drama por conta de ações equivocadas de alguns agentes prestadores de serviço. Então espero que vocês procurem ter aptidão durante o curso de capacitação e não pensem apenas como um cargo público. Necessitamos de maior qualidade no serviço, sobretudo com os reeducandos. Vocês têm um papel fundamental neste processo”, enfocou coronel Ronaldo.

Um dos dramas destacados pelo coronel Ronaldo dos Santos é com relação à informação repassada por um preso – detido na última sexta-feira (20) – onde relata que existe uma rede de corrupção no Presídio Cyridião Durval, onde alguns agentes penitenciários prestadores de serviço repassam drogas e armas para os reeducandos. No depoimento do detento José Benedito da Silva Braz, ele cita apenas o ex-agente penitenciário Rubens Galdino (preso no último dia 7 deste mês) como um dos integrantes da rede.

Desistência

A cada turma de agentes penitenciários nomeados, vem sendo registrado um índice de cerca de 25% de desistência. De acordo com o diretor da Escola Penitenciária, coronel Luiz Antônio Miranda, a desistência tem como causa a aprovação de muitos dos classificados em outros concursos como o da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros.

“Além da aprovação em outros concursos, registramos a desistência durante o curso de formação e capacitação. Durante o curso, tentamos repassar o máximo de informações sobre a realidade do Sistema Penitenciário para que os novos agentes não se surpreendam com a realidade após o término do curso”, explicou Miranda.

Novas nomeações

Quanto à nomeação dos 342 aprovados que ainda faltam ser chamados, o subsecretário se atém apenas a dizer que há “um esforço do Governo para nomear o restante dos agentes, pois o Estado atravessa um momento delicado. Mas há uma grande necessidade de renovação do quadro e de capacitação dos profissionais que têm como missão manter o Sistema Penitenciário sob controle e com harmonia”, enfatizou sem informar datas ou prazos para as nomeações.

Veja Mais

Deixe um comentário