O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Alagoas (Sebrae/AL), lançou, no último fim de semana, em Pilar, o Projeto Civilização do Açúcar. O objetivo é integrar os roteiros turísticos, explorando conscientemente a riqueza cultural das cidades onde estão localizadas as fazendas de engenho, que abrangem as fronteiras de Alagoas, Pernambuco e Paraíba.
Segundo o superintendente do Sebrae em Alagoas, Marcos Vieira, a idéia é gerar um roteiro comum aos três estados com o diferencial cultural. “Os consultores estão estudando rotas que agreguem valor ao tradicional turismo de sol e praia, aos produtos e serviços oferecidos aos turistas dessas regiões, revelando novas atrações, como a Fazenda Lamarão, em Pilar”, afirma o superintendente. Foi por lá que o imperador Dom Pedro II aportou à cidade, no fim do século XIX. As outras cidades alagoanas que inicialmente participarão do roteiro são Marechal Deodoro, Maragogi, Porto Calvo e Maceió.
Idealizado pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Pernambuco (Sebrae/PE), o projeto Civilização do Açúcar chega a Alagoas por meio de ações dos Arranjos Produtivos Locais (APL) Turismo Costa dos Corais e Região das Lagoas, desenvolvidos pelo Sebrae/AL e Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado do Planejamento e Orçamento (Seplan).
De acordo com a gestora dos arranjos de Turismo pelo Sebrae/AL, Isabel Barcellos, quando estiver em pleno funcionamento, o roteiro vai permitir que o turista opte por um pacote somente gastronômico ou somente cultural e histórico. “O visitante, na compra do pacote turístico, poderá escolher a visita aos restaurantes de comidas típicas da Paraíba, Pernambuco e Alagoas ou conhecer os principais museus e igrejas dos três estados”, afirma Isabel.