Acontece até hoje, no Campus da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), com patrocínio da Petrobras, o I Encontro Macro Regional dos Estudantes do Programa Brasil AFROATITUDE e o Encontro de Sensibilização dos Gestores de Saúde e Educação de Municípios com Comunidades Remanescentes de Quilombos do Estado de Alagoas.
O principal objetivo dos dois eventos é divulgar as diversidades culturais existentes, além de estimular a troca de conhecimentos e a interação da comunidade universitária sobre as atividades desenvolvidas no projeto e a sensibilização de professores, alunos, gestores de saúde, educação e sociedade civil para o desenvolvimento de práticas em educação e saúde centradas na inclusão social e racial.
De acordo com o professor Jorge de Souza, um dos organizadores do evento, a programação do evento inclui a realização de palestras, mesas redondas, debates, exposição fotográfica e apresentações culturais.
Entre os temas que serão debatidos estão: realidade da saúde da população negra, Lei Maria da Penha, DST – Aids e discriminação, homossexualidade e direitos humanos, questão racial x mídia, sistema de cotas, violência, preconceito, entre outros.
Participam do encontro a reitora Ana Deyse Dorea, jornalistas, representantes do Ministério da Saúde, do Grupo Gay de Alagoas, professores, estudantes. O programa Brasil Afroatitude é realizado na Ufal desde 2005 quando, pela primeira vez, ingressaram alunos pelo sistema de cotas.