Os brasileiros nunca tiveram tanto acesso a financiamentos para realizar o sonho da casa própria como agora. Resultado da estabilidade da economia, da redução das taxas de juros e de mudanças nas leis que hoje garantem mais segurança tanto para quem compra quanto para quem vende, o crédito imobiliário passa por um verdadeiro boom: só no ano passado, o número de imóveis financiados por bancos públicos e privados aumentou 86% em relação a 2005.
Com maior poder de negociação junto a estas instituições, quem melhor tem aproveitado o novo dinheiro disponível são as grandes construtoras. Em Alagoas, por exemplo, gigantes como Cipesa e Gafisa, duas das maiores incorporadoras do país que se uniram para lançar em parceria diversos empreendimentos nos próximos anos, acabam de fechar um acordo especial com o banco Real ABN Amro.
A iniciativa garante aos seus clientes uma condição inédita de pagamento no Estado: financiamento de até 270 meses com taxas de juros mais baixas (contra os 180 meses em geral obtidos pelas demais construtoras). Além do prazo ampliado, a redução da burocracia é outro ponto forte da linha de crédito. O comprador não precisa comprovar renda, ao contrário do que ocorre com os financiamentos tradicionais.
A volta do crédito imobiliário para a classe média tem mudado também o perfil dos lançamentos na cidade. Bastante voltado, nos últimos anos, para prédios de alto padrão, o mercado agora tem se preocupado em desenvolver produtos capazes de atrair quem se prepara para adquirir seu primeiro imóvel. O mais recente exemplo desta tendência é o edifício Fit Residence, lançado semana passada para o mercado pelas companhias Cipesa e Gafisa.
Com apartamentos de três quartos e três opções de plantas, que variam de 73 a 82 m2, o empreendimento foi desenvolvido como uma alternativa acessível numa das regiões mais valorizadas da Ponta Verde: a Avenida Deputado José Lages. O local é cercado por supermercados, bares, restaurantes, farmácia, escola, faculdade, cursos de idiomas e academias, além de ser próximo à praia.
Ao contrário dos produtos antigos voltados para classe média, um dos principais diferenciais de empreendimentos como o Fit Residence é o cuidado com o acabamento e com detalhes modernos, até então só destinados aos edifícios de alto padrão. No Fit, por exemplo, todos os quartos possuirão infra-estrutura para ar condicionado split, o condomínio contará com equipamentos de segurança e a área comum, entregue totalmente equipada e decorada, contará com salão de festas, fitness center e até terraço com jardim.