Os jornalistas compromissados com a natureza e que queiram se juntar num projeto pessoal e profissional de defesa do meio ambiente estão convidados a participar, no dia 9 de junho, do Seminário de Instalação do Núcleo de Ecojornalistas de Alagoas, que acontecerá das 8 às 12 horas, no Hotel Meliá (Maceió). A iniciativa é do Sindicato dos Jornalistas (Sindjornal), que está oferecendo 60 vagas para os profissionais, sem custo de inscrição.
O lançamento do Núcleo e a realização do Seminário antecedem a solenidade de entrega do Prêmio Octávio Brandão de Jornalismo Ambiental, marcado para a noite do mesmo dia, no Armazém Uzina (bairro de Jaraguá). Cerca de 30 jornalistas alagoanos estão disputando troféus e R$ 24 mil em dinheiro, com 50 trabalhos que foram inscritos nas categorias Reportagem de TV, Reportagem Impressa, Fotografia e Reportagem Cinematográfica. O Prêmio é promovido pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (Abes-AL), possui o patrocínio da Braskem e conta com o apoio do Sindicato dos Jornalistas.
O Seminário de Instalação do NEJ/AL terá duas etapas: uma de palestras e outra para a oficialização do Núcleo. Na primeira etapa haverá um painel explicativo sobre o que é um NEJ, quais os seus objetivos e como ele funciona, além de uma explanação sobre o papel do ecojornalista nos meios de comunicação e nas ONGs ambientais. Estão confirmados como palestrantes o jornalista Juarez Tosi,coordenador do NEJ/RS e editor da EcoAgência de Notícias, e a jornalista Lígia Girão,coordenadora de Comunicação da WWF-Brasil.
Na segunda etapa do Seminário será lido e votado o estatuto do NEJ. Os presentes também escolherão a primeira coordenação do Núcleo e elegerão os delegados para o 2º Congresso Brasileiro de Jornalismo Ambiental, marcado para outubro, em Porto Alegre-RS.
As inscrições para o Seminário estarão abertas no Sindicato dos Jornalistas a partir de segunda-feira, dia 7/06. As 60 vagas serão preenchidas por ordem de chegada/solicitação, sendo dez delas destinadas a estudantes (5 da Ufal e 5 do Cesmac). Os inscritos terão de confirmar presença três dias antes do evento (6/06), caso contrário serão considerados desistentes e haverá a substituição.
O presidente do Sindicato dos Jornalistas, Carlos Roberto Pereira, disse que a instalação do Núcleo de Ecojornalistas em Alagoas será um marco na história da entidade, da categoria e da imprensa alagoana. “Não há mais como continuar lamentando as agressões ao meio ambiente sem que nos engajemos e façamos alguma coisa para evitar. Os jornalistas têm um perfil e um espaço profissional privilegiados para encampar essa luta, ajudando a denunciar, conscientizar e educar”, ressaltou.
Segundo o dirigente sindical, a criação do Núcleo em Alagoas é uma aspiração antiga do Sindjornal e de vários jornalistas alagoanos. O projeto vai se tornar possível graças a colaboração de parceiros, entre eles o NEJ/RS, que participa pela terceira vez da comissão julgadora do Prêmio Octávio Brandão de Jornalismo Ambiental. Os outros parceiros são a Braskem, que patrocina o Seminário, e a Abes-AL.