A Universidade Estadual de Alagoas (Uneal) iniciou, nesta segunda-feira, em Arapiraca, a capacitação de 100 educadores de nove cidades alagoanas, como parte da parceria firmada com a Organização Não Governamental Alfabetização Solidária (Alfasol) para a primeira etapa do Programa de Fortalecimento de Professores de Ensino de Jovens e Adultos (EJA).
A solenidade de abertura do programa aconteceu às 8h30, no auditório do Hotel Plaza, em Arapiraca, e contou com as presenças das coordenadora-geral do programa na Uneal, pró-reitora de Graduação, professora Júlia Sara Acioly, e coordenadora-pedagógica Socorro Barbosa, além das coordenadoras-técnicas do programa, Aidê Correia e Maria Lúcia Ferreira.
Na abertura dos trabalhos, a professora-especialista Maria Sílvia Costa, que leciona no campus da Uneal, na cidade de Palmeira dos Índios, proferiu palestra acerca da importância da educação de jovens e adultos no Brasil.
O curso de capacitação é financiado pela Fundação Vale do Rio Doce (FVRD) e se estenderá até a próxima sexta-feira, 11. De acordo com a coordenadora do programa na Uneal, professora Júlia Sara, o curso tem como meta a formação de educadores para atuarem no primeiro segmento de EJA, nas cidades de Flexeiras, Olivença, Paulo Jacinto, Tanque d’Arca, Pindoba, Junqueiro, Anadia, Porto Calvo e Piaçabuçu.
A coordenadora esclareceu que, após a capacitação inicial, haverá a visita dos coordenadores pedagógicos das instituições parceiras até as cidades. Toda a formação será realizada em quatro etapas, com uma carga horária de 100 horas, sendo 40 na primeira fase e as outras 60 horas divididas nas três etapas finais.