Funcionários do Banco Central iniciam greve por tempo indeterminado

O Sinal (Sindicato Nacional dos Funcionários do Banco Central) iniciou hoje greve por tempo indeterminado, para pressionar o governo para conceder ainda neste ano o reajuste acertado nos últimos dias.

"Nós já chegamos a um acordo sobre o reajuste. O problema é que nós queremos para julho enquanto o governo ofereceu [janeiro de] 2008 e [janeiro de] 2009", afirma Paulo de Tarso Galarça Calovi, presidente do diretório regional de Brasília.

De acordo com o sindicato, a adesão nacional é estimada em 80% a 90%, com mais força no Rio de Janeiro e Brasília. Em São Paulo, segundo Calovi, a participação dos funcionários supera 70%. Ele afirmou que será feita uma avaliação da paralisação geral no final desta segunda-feira.

O Banco Central não revelou quaisquer estimativas parciais da greve e, por meio de sua assessoria, informou que deve anunciar um cálculo total –baseado no registros dos pontos– somente no final da tarde.

Os funcionários do BC conseguiram do governo um reajuste da ordem de 30%. Ele reivindicavam a equiparação dos salários dos analistas e técnicos da instituição aos vencimentos de outros órgãos públicos, como a Receita Federal.

De acordo o sindicato, o salário inicial dos analistas e técnicos no BC hoje é de R$ 7.082,40, contra R$ 10.155,32 dos fiscais da Receita, o equivalente a uma diferença de 43%.

Fonte: Folha

Veja Mais

Deixe um comentário