Programa escola de fábrica forma turma em Feira Grande

Sessenta alunos dos cursos de formação profissional do programa Escola de Fábrica do Governo federal, em parceria com prefeituras e empresas, vão receber, no próximo dia 26, seus certificados de conclusão de curso no município de Feira Grande (agreste de Alagoas). Esta é a primeira turma formada pelo programa na cidade.

O curso, que tem duração de seis meses, é destinado a alunos da rede pública municipal da 5ª a 8ª e alunos da EJA (Educação de Jovens e Adultos). Neste semestre, os cursos ofertados são: Vendas, Corte e Costura e Eletricidade. Cada curso tem 20 alunos matriculados.

Além das 3 horas diárias de aulas específicas do curso em que está matriculado, o aluno recebe também aulas de reforço escolar durante duas horas por dia. Segundo Joseano Lira, coordenador local do Escola de Fábrica, as aulas de reforço baseiam-se em temas transversais entre a educação básica e o ensino profissionalizante, o que faz com que o aluno perceba que as aulas teóricas da escola têm uma aplicação prática no ambiente de trabalho. O estágio nas empresas parceiras também está incluso na formação. Segundo Lira, muitos dos alunos já estão realizando pequenos serviços para terceiros, melhorando, assim, a renda familiar.

Entre os benefícios concedidos aos formandos, está uma bolsa de 150 reais (paga pelo Governo federal). O transporte até o local das aulas é gratuito, assim como todo o material didático, o fardamento, e alimentação.

Dos sessenta alunos que estão se formando nesta primeira turma, 75% são da zona rural do município. Segundo Lira, a prioridade dada aos alunos da zona rural deve-se ao fato de eles terem menos oportunidades de acesso aos serviços e programas das diversas esferas de governo. “Fizemos questão de beneficiar, principalmente, os jovens da zona rural, pois são os que têm menos oportunidades de acesso aos serviços públicos, devido a localização de suas residências”, disse o coordenador.

Para ter acesso ao curso, que dá direito a certificado (válido em todo o Brasil) de 600 horas/aulas, o aluno precisa cumprir as seguintes exigências: ter idade compreendida entre 16 e 24 anos; está freqüentando regularmente a escola (educação básica, EJA) onde está matriculado; e pertencer a família com renda inferior ou igual a 1,5 salário mínimo.

Fonte: Assessoria

Veja Mais

Deixe um comentário