O Projeto de Assistência Farmacêutica da Secretaria de Estado da Saúde criará, até junho deste ano, um estoque de segurança visando evitar a falta de medicamentos. Atualmente, a Farmex atende 5.200 pacientes com cerca de 130 tipos de medicação. O setor conta com 95% destes medicamentos e a falta de alguns é ocasionada por problemas no processo de fabricação pelos laboratórios.
Para não prejudicar os usuários, desde março vem sendo produzido um planejamento que acarretará em um estoque suficiente para atender à população no caso de problemas com laboratórios ou fornecedores.
Esta ação é necessária para que não ocorram problemas como o desta semana, quando o estoque de Letonex 100 sofreu um problema de desabastecimento causado pela suspensão temporária na fabricação do produto. A Secretaria de Estado da Saúde informa que até quinta-feira, dia 10, o medicamento estará disponível novamente.
O coordenador do Programa de Assistência Farmacêutica da secretaria, Suetônio Ferro. lembra que todos os fornecedores estão recebendo dentro do prazo estabelecido nos contratos, situação bem diferente da que foi encontrada pela nova gestão.
“Além de estarmos em dia com os fornecedores em relação aos compromissos assumidos desde o início da gestão, temos ainda um planejamento para que a partir de junho todos recebam dividas relativas a exercícios anteriores” explicou Suetônio.