*Bandidos matam e roubam carro e motos no Agreste
*Taxista é vítima de seqüestro relâmpago
*Agente penitenciário é morto a tiros no Eustáquio Gomes
*Clientes de restaurante são assaltados em estabelecimento
Hoje logo cedo como de costume, dei o meu passeio pelos sites de notícias nacionais e locais. Não tive surpresa alguma ao ler as manchetes acima, pois a violência está de tal modo acelerada que assaltos, mortes, sequestros viraram coisas rotineiras para nós. O que me surpreendeu de verdade foi a noticia: “ Secretário diz que não há onda de violência em Alagoas”. Custei a acreditar , mas se tratando de um integrante de um governo sem compromissos, nada nos surpreende.
O general Sá Rocha, secretário de Defesa Social, cidadão que não conhece Alagoas e vai continuar sem conhecer pois passeia aqui e reside em Salvador, foi leviano e irresponsável ao fazer tais declarações na Assembléia Legislativa.Imaginou que os deputados eram idiotas e recebeu o troco. O bravo deputado Judson Cabral, do não tão bravo PT, rebateu as afirmações do secretário com dados e informações convincentes, mostrando que o alagoano está entregue à mercê dos bandidos e que o governo que está ai nada tem feito para resolver a situação.
O general-secretário preferiu diante da incompetência para explicar ou fazer acontecer, culpar governos anteriores pela falta de segurança no Estado. O fato que nos chama a atenção é que essa violência começou mesmo a tomar proporções alarmantes de janeiro para cá, quando os outros governos já eram passado.A situação da segurança alagoana sempre foi “débil” , como diz o secretário, mas “catastrófica” ela está agora, quando estamos encarcerados em nossas casas, com nossos filhos trancafiados, com medo do perigo das ruas, pela irresponsabilidade de autoridades inertes , arrogantes e despreparadas.
Ainda em seu protesto veemente o deputado Judson Cabral denunciou que enquanto a segurança mergulha no mais absoluto caos, com um evidente sucateamento e falta de condições de trabalho para os policiais o governmo gasta R$ 400 mil , sómente em um mes com propaganda enganosa.
O deputado João Beltrão foi outro que não deixou por menos.Falou da insegurança, das reuniões que nada se resolvem e da falta de condições dos policiais e defendeu o aumento salarial para soldados, cabos e sargentos.Nem os deputados do governo foram em sua defesa.
Neste conturbado quadro ressalte-se apenas a presença do delegado Carlos Reis, diretor de Polícia Civil,que mesmo sem a minima condição de trabalho tem conseguido com uma abnegada equipe que a situação não seja ainda mais grave.É um profissional de polícia preparado, mas falta-lhe condições de agir.
A grande e cruel verdade é que enquanto o principal agente da segurança do estado fica da fanfarronice, a sociedade está amedrontada,com medo do que lhe possa acontecer a qualquer hora, em qualquer lugar. Deus nos ajude.
Atenção Urgente:
*Posto de combustível é assaltado durante a madrugada”
*Três assassinatos durante a madrugada, em Maceió”
*Bandidos fazem arrastão no Shopping Miramar e levam mais de R$ 30 mil”
*Primo de deputado é assassinado em Palmeira dos Índios”
*Bandidos invadem residência e assaltam proprietário”
Estas novas manchetes aconteceram logo após escever o artigo. Vou enviá-lo imediatamente aos veículos, pois daqui a pouco vai ter mais…muito mais.
O secretário, sem dúvida, não sabe pois ainda não deve ter chegado a Maceió.