Professores da rede estadual de ensino da região Costa dos Corais, Litoral Norte de Alagoas, serão capacitados para disseminar o papel do turismo e sua importância para o desenvolvimento local. A partir desta quinta-feira, dia 10, eles participam de um treinamento, em Maragogi, promovido pelo projeto Caminhos do Futuro, desenvolvido pelo Ministério do Turismo, a Academia de Viagens e Turismo (AVT), o Instituto de Academias Profissionalizantes (IAP) e o Núcleo de Turismo da Universidade de São Paulo (USP).
O objetivo da ação é transformar os professores em multiplicadores de assuntos relacionados ao turismo, como cultura, meio ambiente e cidadania. O Caminhos para o Futuro já foi implantado nos estados do Paraná, Bahia, Minas Gerais, Piauí, Amazonas, Goiás, Maranhão e Pernambuco, agora chega a Alagoas com a expectativa de desenvolver ainda mais a atividade em uma das regiões mais visitadas do Estado.
De quinta-feira até sábado,12, cerca de 50 professores do ensino fundamental dos municípios de Japaratinga, Maragogi, Porto de Pedras, Passo de Camaragibe e São Miguel dos Milagres, além de 13 técnicos em turismo, participam de palestras e oficinas. Entre os temas estão: Cenários Contemporâneos do Turismo; Aprendiz de Lazer e Turismo; Passaporte para o Mundo; Mapas Turísticos.
De acordo com o assessor técnico da Secretaria de Estado do Turismo (Setur), Renato Lobo, a região da Costa dos Corais foi escolhida como piloto para o projeto em Alagoas porque possui muitos atrativos e ordenamento turístico, além de ser um espaço adequado para uma capacitação de pequeno porte. “Em breve, pretendemos levar o Caminhos do Futuro a outras regiões do estado”, comentou.
Em Alagoas, o projeto conta com a parceria entre o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Alagoas (Sebrae-AL), por meio do APL Turismo Costa dos Corais e das secretaria de Estado do Turismo (Setur) e da Educação (SEE).