O agente penitenciário César Gomes, que presta serviços ao Presídio Cyridião Durval, feriu na manhã de hoje, por volta das 6h, o reeducando José Wilton do Carmo Santos, 21 anos, com um tiro no olho direito, com arma não-letal , que dispara balas de borracha.
Wilton havia sido encaminhado para o Cyridião Durval no último dia 3, por furto qualificado. De acordo com informações do diretor da unidade prisional, capitão André Dias, 20 reeducandos que se encontravam no setor de triagem teriam dado início a um tumulto, e o agente César Gomes, que estava acompanhado de mais cinco agentes, teria utilizado a fenda onde é servida a alimentação aos detentos para tentar conter a inquietação, ferindo o reeducando.
“O procedimento adotado pelo agente foi totalmente equivocado e a determinação da direção do presídio foi de que ele se apresentasse à polícia, para responder pela ocorrência.” Neste momento, César Gomes se encontra no 10° Distrito Policial, no Eustáquio Gomes, onde deverá ser autuado por lesão corporal grave.
Gomes também foi afastado de suas funções no presídio, onde será aberta uma sindicância. O clima é de tensão entre os agentes, que não aceitaram a punição imposta ao companheiro de trabalho.
Na tarde de hoje, José Wilton Santos – que está internado na Unidade de Emergência Dr. Armando Lages – passará por uma cirurgia mas devido aos ferimentos corre o risco de perder parte do globo ocular direito.