Durante toda a manhã desta terça-feira, alguns artesãos participaram de um encontro para sensibilização da possibilidade de organizar uma cooperativa do segmento. A iniciativa é da Secretaria do Desenvolvimento Econômico, que articula junto a Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB-AL) e Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop-AL), a realização de cursos e treinamentos.
Para o secretário do Desenvolvimento Econômico, Luiz Otavio Gomes, a intenção é que o profissional de pequeno porte tenha oportunidade de sair da informalidade, “que os informais se formalizem”.
Ele ainda destaca que para congregar diversos artesãos e suas diferentes atividades em uma única entidade, será necessário a realização de encontros de esclarecimento e estudo de mercado.
Durante essa reunião na Secretaria do Desenvolvimento Econômico, a superintendente da OCB-AL e Sescoop-AL, Márcia Túlia Pessoa, esclareceu algumas dúvidas apresentadas pelos artesãos. Para alguns, a criação de uma cooperativa poderá desenvolver a atividade em Alagoas, e também promover em outros estados.
A artesã Lúcia Muniz, que trabalha com mosaico, textura e pintura em tecidos e cerâmica, acredita que participar de uma cooperativa facilita no momento da comercialização e na compra de matéria-prima para a confecção dos produtos.
A superintendente do Desenvolvimento Setorial e Regional da secretaria do Desenvolvimento Econômico, Íris de Araújo, afirmou aos artesãos que todos os questionamentos serão esclarecidos num mini-curso sobre cooperativismo, que deve ocorrer na segunda quinzena de junho.
“Além do curso sobre o funcionamento de uma cooperativa, também haverá palestras destacando os conceitos de artesanato e artes plásticas”, explica Íris de Araújo.