As mulheres fazem um uso melhor e mais consciente do cartão de crédito do que os homens. A afirmação é do diretor de Marketing de Cartões do Itaú, Fernando Chacon, com base em pesquisa realizada pela Itaucard.
O levantamento mostra que ao final do primeiro trimestre deste ano, a população feminina detinha 50,2% dos cartões em circulação no país. "É a primeira vez no mercado em que as mulheres ganham dos homens em termos de participação no número de cartões", disse Chacon.
A pesquisa revela também que as mulheres são mais cuidadosas e utilizam melhor os pagamentos com parcelamentos sem juros.
Segundo o levantamento, 53% das mulheres titulares de cartões usam os parcelamentos sem juros, contra 43% dos homens. Além disso, elas optam por parcelamentos de valor médio menor do que os homens.
Na média, as mulheres preferem parcelas de R$ 200. Já o ticket médio do parcelamento entre a população masculina é de R$ 253.
"As mulheres gastam menos, mas fazem um número de transações com cartões maior do que os homens", disse Chacon.
Entre as portadoras de cartão de crédito, 39% afirmam utilizar o plástico como principal meio de pagamento, contra 33% dos homens.
Mercado total
De acordo com a Itaucard, a indústria de cartões de crédito movimentou em maio R$ 15,5 bilhões, atingindo R$ 71 bilhões em cinco meses. A previsão para o acumulado do ano é de crescimento de 20% sobre 2006, para um total de R$ 188,3 bilhões.
A perspectiva, segundo Chacon, é de que as mulheres representem 45,9% do movimento com cartões em todo o ano de 2007, com o movimento de R$ 86,4 bilhões.