As vendas dos supermercados nos primeiros quatro meses deste ano cresceram 6,55% na comparação com o mesmo período do ano passado, já descontada a inflação (faturamento real), de acordo com dados divulgados na semana passada pela Associação Brasileira de Supermercados (Abras).
O índice acumulado de crescimento nominal (sem descontar a inflação) no quadrimestre alcança 9,74%. Tendo como referencial abril de 2007, houve alta de 4,36% em comparação com o mesmo mês em 2006, mas uma ligeira queda de 0,41% em relação à março de 2007.
Em nota, a Abras informou que a queda de abril em relação a março ocorreu em razão das vendas antecipadas da Páscoa (a segunda melhor data para os supermercados no ano, segundo a entidade), que este ano ocorreu em março, pelo menor dia de sábados (cinco em março contra quatro em abril) e pela deflação no preço dos produtos comercializados.
Segundo a entidade, “outras prováveis explicações são o aumento do crédito fornecido pelos supermercados ao consumidor e a compra antecipada ocasionada pelo aumento do salário mínimo, que a partir de 1º de abril passou a valer R$ 380”.
A Abras utiliza como deflator o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), medido pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que serve de parâmetro para a inflação oficial.