A Subcomissão Permanente dos Biocombustíveis do Senado aprovou nesta quarta-feira, 30, a participação do colegiado em audiência pública sobre aquecimento global a ser realizada em conjunto com a Comissão Mista Especial sobre Mudanças Climáticas e com a Comissão do Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA).
O ex-vice-presidente dos Estados Unidos Al Gore foi escolhido como convidado especial dessa audiência pública. Ao presidir a reunião da subcomissão dos Biocombustíveis (ligada à Comissão de Agricultura e Reforma Agrária), o senador João Tenório (PSDB-AL), autor do requerimento, afirmou ter tido contatos bastante promissores com o embaixador dos Estados Unidos, Clifford Sobel, sobre a vinda de Al Gore ao Senado.
Segundo João Tenório, também houve conversas sobre o principal problema que diz respeito aos dois países no terreno do meio ambiente, que é a sobretaxa aplicada às exportações brasileiras de álcool combustível (etanol). O senador informou que o embaixador Sobel sugeriu a realização de um jantar na embaixada para discutir a ida de uma comitiva de senadores a Washington (EUA) com a finalidade de discutir essa questão com o Congresso e o Executivo norte-americanos.
A subcomissão também aprovou requerimento do senador César Borges (DEM-BA) para a realização de uma segunda audiência pública com a finalidade de discutir propostas para estimular e viabilizar a implantação do Programa Nacional de Produção e Uso de Biodiesel na Região Nordeste.Entre os convidados, figuram o ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes, um representante do Ministério de Minas e Energia e os presidentes da Petrobras, Sérgio Gabrielli, e do Banco do Nordeste do Brasil (BNB), Roberto Smith.