O Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) em Alagoas realizou na manhã de hoje (30/05/2007) a imissão na posse da fazenda Belo Horizonte, no município de Novo Lino, a 99 km de Maceió. O imóvel de 1.970 hectares foi adquirido pela modalidade compra e venda e assentará 260 famílias do Movimento Terra Trabalho e Liberdade (MTL) que estão acampadas há oito anos na propriedade.
O superintendente do Incra/AL, Gilberto Coutinho, apresentou às famílias e lideranças do movimento o documento de cartório que transmite o domínio da propriedade ao Instituto. Além do ato de imissão, Coutinho também entregou as chaves de 52 casas a famílias acampadas no imóvel.
“A imissão na fazenda Belo Horizonte é simbólica e uma conquista para os trabalhadores, que há oito anos esperam por isso”, disse Coutinho. Ele disse também que na área ainda existem 600 hectares em processo judicial e de medição, que devem beneficiar mais 50 famílias.
Este ano o Incra/AL também foi imitido na posse da fazenda Lucena, ocupada por 35 famílias ligadas à Comissão Pastoral da Terra (CPT), em Porto de Pedras, concedida após recurso do órgão ao Tribunal Regional Federal (TRF) da 5ª região, que anulou as mudanças feitas no imóvel e deu ganho de causa ao governo federal e, também, na fazenda Maxixe-piçarra, assentando 118 famílias ligadas ao Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra (MST), em Delmiro Gouveia, sertão alagoano.