A Braskem promove até 9 de junho uma série de eventos internos e externos em comemoração a Semana do Meio Ambiente. O destaque será o plantio de 10 mil mudas em uma nova etapa de expansão do Cinturão Verde. Mais de 200 alunos de escolas ligadas ao Programa de Educação Ambiental Lagoa Viva, integrantes da empresa e moradores do Pontal da Barra vão dar início ao plantio destas mudas no Dia Mundial do Meio Ambiente, que é comemorado em 5 de junho.
Na programação está previsto também o lançamento do segundo curso de apicultura para pescadores. Serão 25 profissionais oriundos da região de Marechal Deodoro, que estarão reunidos, na segunda-feira, 4, às 15h, no Cinturão Verde, para a aula inaugural. Na ocasião estarão presentes também os pescadores de Coqueiro Seco, que fizeram parte da primeira turma, e um grupo de alunos do Cefet que está acompanhado o desenvolvimento desse trabalho.
Durante toda a semana os programas Arte com Plástico, Lagoa Viva, Ecovela e Cinturão Verde estarão promovendo atividades paralelas de educação ambiental. No domingo, o Arte com Plástico recebe crianças e adultos, das 9h às 16h, na av. Sílvio Viana, na Ponta Verde, para atividades recreativas nas quais são ensinados os segredos de se transformar embalagens plásticas em objetos ou brinquedos.
No Lagoa Viva, por exemplo, caminhadas ecológicas estão previstas nos municípios de Maceió, Piaçabuçu, União dos Palmares, Santa Luzia, Coqueiro Seco e Rio Largo. No Ecovela, por sua vez, estarão acontecendo classificatórias nas regatas de canoas e escolha da Garota Ecovela nos municípios de Marechal Deodoro, Penedo e Piaçabuçu. Já o Cinturão Verde aguarda a visita de mais de 1000 estudantes nesse período.
A programação externa se encerra no dia 9 com a criação do núcleo de Jornalistas Ambientais de Alagoas, uma ação do Sindicato dos Jornalistas que conta com o apoio da Braskem, e a entrega do Prêmio de Jornalismo Ambiental Octávio Brandão, uma promoção da ABES em parceria com o Sindicato dos Jornalistas e patrocínio da Braskem. O evento acontece, às 21h, no Armazém Uzina. Este ano, mais de 50 trabalhos jornalísticos concorrem ao prêmio.
Internamente, a programação para os integrantes da Braskem também está interessante. Serão feitas sessões de cinemas alusivas ao meio ambiente, palestras sobre soluções ambientais, bem como o lançamento da Campanha de Reciclagem de Pilhas e Baterias.