No dia 12 deste mês, cerca de cinco mil propriedades de pequenos agricultores – em todo o Estado de Alagoas – deve ir a leilão, por conta de dívidas dos produtores contraídas junto ao Banco do Brasil.
Em todo o Nordeste, 60 mil propriedades devem ser leiloadas. O débito foi incluído na dívida ativa da União e se encontra na fase executora junto a Procuradoria-geral da Fazenda Pública Nacional.
Já foram realizadas diversas reuniões e audiências com os representantes da bancada nordestina na Câmara Federal e no Senado. No dia 08 de maio, a última audiência contou com a presença do presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB/AL).
No encontro foi discutido o débito e os políticos se comprometeram a ajudar os pequenos agricultores. Estiveram presentes no encontro, os deputados federais alagoanos Joaquim Beltrão (PMDB) Givaldo Carimbão (PSB) além de representantes dos agricultores do Nordeste.
No ultimo dia 16 de maio, cumprindo uma orientação do ministro da Agricultura Reynold Stefanni, esta mesma comissão procurou o Tesouro Nacional.
Aproveitando a presença do vice-presidente da República Jose de Alencar, na Câmara dos Deputados o deputado Joaquim Beltrão, e o sindicalista Francisco de Souza Irmão (Chico da Capial) representante da Comissão dos Pequenos Produtores do Nordeste, relataram o drama vivenciado pelos agricultores.
O vice-presidente mostrou-se bastante sensibilizado com a questão e solicitou o encaminhamento do pleito para que sejam tomadas as decisões necessárias em conjunto com o presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva.