Para evitar ter que racionar ração para animais, o Núcleo de Educação Ambiental Francisco de Assis (Neafa) solicita que a população faça doações de rações para alimentar cães e gatos filhotes e adultos.
De acordo com representantes da organização, a ração para cães adultos supre apenas a necessidade até amanhã, por este motivo, faz o apelo aos colaboradores em potencial.
O Neafa é uma organização da sociedade civil de interesse público, sem fins lucrativos, formada por voluntários e colaboradores que contribuem com dinheiro, doações, tempo e habilidades para diminuir a quantidade de animais abandonados e minimizar o sofrimento de animais de rua.
A principal atividade do núcleo é a esterilização (castração) gratuita de animais, uma forma de controle populacional de caninos e felinos que contribui para a diminuição da transmissão de zoonoses e evita o abandono dos animais nas ruas.
Segundo a coordenadora do núcleo, Ângela Seabra, a organização fornece para cães adultos cerca de 35kg de ração por semana. “Temos ainda uma média de 30kg semanais para gatos adultos, 10kg para filhotes de cães e 5kg para filhotes de gatos. Temos ração até amanhã para alimentar os 20 cães que aqui estão. Pedimos o apoio para doações para evitar que tenhamos que racionar até que o estoque seja renovado. Como o nosso objetivo maior é a esterilização, conseguimos manter a criação de alguns animais com as doações”, explicou.
Desde 2004, o Neafa já esterilizou mais de 3.500 animais, o que evitou o nascimento de cerca de 15.000 cães e gatos que provavelmente estariam nas ruas. O trabalho contribui para o controle das zoonoses e é considerado de utilidade pública.
Além da castração, a organização disponibiliza a adoção de cães e gatos filhotes e adultos. Para adotar um animal, basta ir à sede do Neafa, localizado na Rua Bandeirantes, no bairro do Farol, e solicitar a adoção. “Não temos critérios para adoção do animal. Basta nos procurar e escolher o bichinho a ser levado para casa”, completou.