Casa de Jorge de Lima começa a ser restaurada

A casa onde morou o escritor alagoano Jorge de Lima, na praça Sinimbu começa a ser restaurada a partir desta segunda-feira. A obra, orçada em R$ 1,5 milhão, será custeada pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Sindicato do Açúcar e Governo do Estado. A Casa Jorge de Lima será restaurada pela construtora Systems Engenharia, vencedora da licitação pública.

Para o secretário de Estado de Cultura, Osvaldo Viégas, a restauração da Casa de Jorge de Lima é um resgate da memória cultural do Estado e mais um espaço para as manifestações culturais. “O presidente da Academia Alagoano de Letras, Ib Gatto, está de parabéns, bem como o mundo literário, que através da parceria com empresas privadas e o Governo do Estado conseguiram recursos para restauração do patrimônio alagoano. A casa Jorge de Lima é mais um passo para democratização da cultura alagoana, dando oportunidade de levar para a população as mais variadas formas de expressão cultural”, disse Viégas.

Com a restauração o imóvel vai contar com uma biblioteca com coleções de diversos escritores, a exemplo das obras de Heliônia Ceres, doadas pela família. O espaço contará ainda com salas de aula para os cursos de pós-graduação, o Memorial Jorge de Lima, uma área para exposição e o Centro Cultural. O prédio é em estilo eclético da metade do século XX, aonde o escritor Jorge de Lima, que nasceu em União dos Palmares, morou. Lima estudou Medicina em Salvador e de lá seguiu para o Rio de Janeiro, aonde faleceu em 1953.

Fonte: Assessoria

Veja Mais

Deixe um comentário