Revelando os Brasis chega a Alagoas

O Estado de Alagoas recebe, entre os dias 15 (amanhã, sexta-feira) e 18 de junho, o Circuito de Exibição nas Cidades, mostra itinerante de vídeos do projeto “Revelando os Brasis” que está percorrendo o País desde o dia 24 de maio. As exibições, que contarão com uma tela de cinema montada em ruas e praças, serão realizadas em quatro municípios: Piaçabuçu (15/6), Capela (17/6), Japaratinga (18/6) e Maceió, no bairro do Jacintinho (16/6), com sessão na Praça Sixto Gomes, às 19h30.

Todos os vídeos que integram a mostra foram produzidos na primeira edição do Revelando os Brasis, projeto da Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura e do Instituto Marlin Azul (ES) que viabiliza a produção de vídeos digitais em municípios com até 20 mil habitantes.

A programação em Alagoas conta com três vídeos realizados no Estado: os documentários "Borboletas", de Vicentina Dalva Lyra de Castro (Piaçabuçu), e "Cadê Calabar?", de Joaquim Alves (Japaratinga), e a ficção "Nelson", de Thalles Gomes da Costa (Capela).

"Borboletas" mostra como é o processo de construção dos tradicionais barcos com velas em formato de asas de borboleta que navegam no Rio São Francisco. O cenário do vídeo é o próprio rio e seus estaleiros, onde são construídos os barcos; em Piaçabuçu "Cadê Calabar?" é um resgate da história de Domingos Fernandes Calabar, que tomou o partido dos holandeses durante as sangrentas batalhas entre portugueses e invasores no Brasil Colonial. Já a ficção "Nelson" conta a história de um garoto que, depois de presenciar o assassinato do pai, decide abandonar a cidade onde
vive.

Circuito

As sessões têm entrada franca e contam com uma tela de cinema medindo oito metros de largura e cinco metros de altura. As telas e os equipamentos do Circuito de Exibição estão sendo transportados em dois caminhões que, durante as sessões, também são utilizados como cabines de projeção. Até o final da mostra, os caminhões irão percorrer 25 mil quilômetros em todo o País, chegando a 61 municípios (as 40 cidades onde os vídeos foram produzidos e 21 capitais).

O Circuito de Exibição, patrocinado pela Petrobras através da Lei Rouanet, começou no dia 24 de maio, no Espírito Santo, e vai até o dia 27 de julho, no Estado do Amazonas. A mostra já passou pelo Espírito Santo, Minas Gerais, Bahia, Rio de Janeiro, São Paulo, Sergipe e Paraná. Também serão realizadas sessões em Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará, Piauí, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia, Amazonas, Roraima e Pará.

Revelando os Brasis é uma parceria entre a Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura e o Instituto Marlin Azul e seleciona, a cada edição, 40 histórias escritas por moradores de municípios com até 20 mil habitantes. Os autores participam de cursos preparatórios de roteiro, direção, produção e operação de câmera, e depois retornam a suas cidades para transformar suas histórias em vídeos. O objetivo é promover a inclusão e a formação audiovisuais nas pequenas cidades, viabilizando a produção de vídeos digitais pelos próprios moradores.

Vídeos

Borboletas (2005, 15 min, documentário)
Roteiro, direção e produção: Vicentina Dalva Lyra de Castro (Piaçabuçu – AL)
Sinopse: A vida segue seu rumo às margens do Rio São Francisco: os trabalhadores e as máquinas estão em ação, cortando madeira e construindo os tradicionais barcos com velas em forma de borboleta.

Nelson (2005, 15 min, ficção)
Roteiro, direção e produção: Thalles Gomes da Costa (Capela – AL)
Sinopse: Depois de presenciar o assassinato do pai, Nelson se junta à procissão para fazer um pedido a Nossa Senhora da Imaculada Conceição.

Cadê Calabar? (2005, 12 min, documentário)
Roteiro, direção e produção: Joaquim Alves de Oliveira Neto (Japaratinga – AL)
Sinopse: Resgate da história de Domingos Fernandes Calabar, que
tomou o partido dos holandeses durante as sangrentas batalhas entre portugueses e invasores no Brasil Colonial. Preso, Calabar foi torturado, morto e esquartejado, e o povo foi proibido de tocar em seu nome. Hoje, poucos conhecem sua história na região de Japaratinga, palco das lutas de que ele participou.

Calendário de exibições em Alagoas
1) 15/6 – Piaçabuçu, às 19h30, na Praça dos
Correios
2) 16/6 – Maceió, às 19h30, na Praça Sixto Gomes, no bairro Jacintinho
3) 17/6 – Capela, às 19h30, na Praça João da Rocha Acioli
4) 18/6 – Japaratinga , (Hora e local a definir)

Fonte: Assessoria

Veja Mais

Deixe um comentário