Madeira ilegal na mira da fiscalização

A Secretaria Municipal de Proteção ao Meio Ambiente (Sempma) está fiscalizando a venda de madeira em Maceió para a queima de fogueiras, durante as festas juninas. A madeira apreendida desde o início da operação, na última segunda-feira (11), já lotou quatro caminhões da Sempma, que está levando o material recolhido para o Parque Municipal de Maceió.

Segundo o secretário de Meio Ambiente do município, Ricardo Ramalho, os fiscais têm procurado principalmente por madeiras ilegais, extraídas sem qualquer fiscalização e comercializadas sem nenhum tipo de documentação.

O Litoral Norte é um dos locais que mais preocupa a Sempma. Isso porque a maioria dos vendedores de fogueiras da região extrai a madeira da mata da área sem qualquer controle. “Os fiscais têm constatado que boa parte da madeira não tem documentação alguma de procedência, o que torna o comércio ilegal”, revela Ricardo Ramalho.

CAMPANHA

Ainda de acordo com o secretário, a fiscalização se estenderá até o final do mês de junho, quando se encerram os festejos juninos. Paralelamente à fiscalização, a Sempma também deu início a uma campanha de conscientização contra a queima de fogueiras. A iniciativa é uma parceria do órgão com a Rede Alagoana de Mudanças Climáticas.

Fonte: Secom/Maceió

Veja Mais

Deixe um comentário